Comissão de Saúde reivindica melhorias na Saúde do Município

Na manhã de hoje (15), reuniram-se na Secretaria da Saúde os membros da comissão legislativa de Saúde, vereadores Élbio Esteve, Sandra Citolin e Erlei Vieira. Representando o Executivo o Secretário da Saúde, Nelson Loeff, Diretor Executivo, Valdir Borher, Diretora Administrativa, Ana Elisa Pádua e Diretora Técnica, Anelise Almeida.

A reunião foi previamente agendada pelo Presidente com a equipe técnica da saúde, por iniciativa da comissão legislativa, que vem recebendo constantes reclamações quanto à falta de materiais e de medicamentos, atendimento limitado por número de consultas, e outra reclamação frequente diz respeito a falhas no atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família possivelmente ocasionadas pela falta de profissionais, principalmente da área médica, o quadro conta apenas com 10 médicos atuando, onde o exigido por lei seriam 12, um para cada posto.

A Diretora Técnica em contrapartida afirmou que a falta de profissionais está sendo resolvida com a nomeação dos profissionais que passaram no processo seletivo, segundo Anelise, dentro de trinta dias essa situação deve ser resolvida, já quanto à questão da falta de materiais o Diretor Executivo afirmou que estão sendo resolvidos conforme a disponibilidade financeira existente no orçamento.

A comissão de saúde quer contribuir para a melhoria do serviço e para isso solicitou a diretora administrativa que prontamente apresentou os números que seriam ideais para a manutenção do serviço de saúde no próximo ano.

Segundo Ana Pádua seria necessário mais R$1.000.000,00 (um milhão) no orçamento para manter a plenitude das atividades. Na proposta inicial, elaborada pela Diretora Administrativa contemplava esse valor. Já na LDO enviada para Câmara esse valor foi suprimido, fato que causou estranheza a comissão que antes do início da execução orçamentária em 2011, já está com um déficit tão expressivo. Isso sem contar com as eventualidades que em saúde são constantes, como no caso das demandas judiciais de medicamentos, internações compulsórias dentre outras.

Outra demanda que a comissão apresentou, foi quanto ao funcionamento do serviço do SALVAR SAMU, que foi respondida pelo Secretário da Saúde que irá discutir com o Prefeito uma resolução para essa questão. A ambulância de suporte básico do serviço já está disponível no munícipio a mais de 70 dias.

Os Vereadores garantiram que irão tentar viabilizar o recurso que foi suprimido do executivo retirando de outras rubricas, pois segundo o Presidente da Comissão Élbio Esteve, saúde deve ser prioridade e se esse recurso se faz necessário, a comissão solicitará apoio dos pares para elaboração e aprovação de uma emenda que garanta esse valor.

Por fim o Presidente da Comissão frisou que em todo sistema de saúde pública a área que deve receber mais recursos é a prevenção. Pesquisas respaldam a colocação do Vereador Élbio, e resta ao município despertar essa cultura presente dentro de todo sistema eficiente de saúde.