Comissão de Código de Posturas e Acessibilidade faz avalia acessibilidade no município

06/12/2018 16:31:00

Buscando cada vez mais acessibilidade no município, a Comissão de Código de Posturas e Acessibilidade da Câmara de Vereadores, esteve reunida na última segunda-feira, 03, para avaliação em passeios e órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, semáforos, praça central, bancos e transporte coletivo.

Composta pelos vereadores Fábio Zanetti como Presidente,  Janete Ross de Oliveira como Vice-Presidente e Gilson Haubert como secretário, a comissão visa identificar a falta de acessibilidade e propor mudanças para tornar o município mais acessível.

Zanetti explica que Carazinho esta longe de ser um município acessível e que muitas vezes a pessoa portadora de uma deficiência não consegue acessar o caixa da loja ou acompanhar a senha de atendimento. “Só quem realmente passa por alguma dificuldade que consegue perceber a gravidade de certas inacessibilidades”, justifica. Segundo ele, mesmo com a obrigatoriedade de acessibilidade prevista em lei, o descumprimento ainda é muito grande. “Acreditamos se conseguirmos alterar o Código de Posturas do Município teremos mais êxito em busca de acessibilidade”, argumenta.

Ainda neste mês, a comissão irá emitir um ofício ao Executivo Municipal com sugestões de melhorias a serem efetuadas de imediato, a médio e em longo prazo no âmbito do poder público. “Desejamos mais acessibilidade em prédios públicos, na praça central com brinquedos e banheiros acessíveis, os passeios públicos, entre outras”, acrescenta.