Grupos de apoio na prevenção e tratamento da diabetes em crianças e adolescentes

06/12/2018 16:24:00

A diabete é considerada um problema de saúde pública mundial em constante ascensão, o qual apresenta complicações que podem abreviar o tempo de vida do paciente ou levá-lo a incapacidade. Os cuidados e, muitas vezes, mudanças de hábitos, são essenciais para evitar complicações. Em casos de crianças e adolescentes, os cuidados devem ser ainda maiores.

Sabendo da importância de prevenir e apoiar as famílias de crianças e adolescentes com diabetes, o vereador Daniel Weber apresentou recentemente dois projetos de lei sobre o assunto, o PLL 086/18, que dispõe sobre a realização de exames de diabetes e glicemia nas instituições de ensino do município e o PLL 087/18, o qual autoriza a criação de grupos de apoio à famílias de crianças e adolescentes com diabetes.

Na última segunda-feira, 03, o projeto de lei 087/18 foi aprovado por unanimidade durante sessão ordinária. Na oportunidade, o vereador homenageou Marinês e seu filho Rafael Kunzler, o qual foi inspiração para a realização dos projetos de lei.

Segundo Weber, o grupo de apoio às famílias de crianças e adolescentes com diabetes podem ser criadas nas escolas, ESF’s, Cras, Creas, com o intuito de prevenir, ajudar no tratamento e auxiliar os portadores de diabetes a viver da melhor forma possível. “Uma das causas da diabetes é a perda de visão e podemos prevenir toda e qualquer perda. No caso da criança precisamos começar muito cedo a ter esses cuidados de alimentação, na escola e em casa. Com a criação dos grupos de apoio podemos auxiliar na prevenção, no tratamento e proporcionar uma vida melhor”, explica.

Em conjunto com a ideia de prevenção, o PLL 086/18, que ainda tramita na casa, visa impactar nas ações de prevenção da doença com crianças e adolescentes. “O fato de solicitar o exame de glicemia na matrícula será um alerta aos pais, pois, ao diagnosticar precocemente é possível realizar o tratamento com maior eficiência e menos danos à saúde”, justifica.