Programa de Orientação sobre Síndrome de Down é aprovado

04/12/2018 11:47:00

Inserido na pauta pelo Presidente da Câmara de Vereadores Márcio Hoppen, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 03, o projeto de lei 073/18 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

De autoria dos vereadores Anselmo Britzke e Erlei Vieria, o projeto institui, no âmbito municipal, o Programa Municipal de Orientação sobre Síndrome de Down. Fica instituída também a Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down, realizada anualmente de 21 a 28 de março, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município.

Constituído por ações de Poder Público e da sociedade civil organizada voltado para a compreensão, apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down, aos familiares, educadores e agentes de saúde.

Entre os objetivos, o programa busca sensibilizar todos os setores da sociedade para estimular atividades de divulgação, proteção e apoio; informar a comunidade a respeito das principais questões envolvidas na convivência e no trato das pessoas com síndrome; implantar atividades de comunicação com diversos setores do poder público e organizações da sociedade; divulgar ações referentes à conscientização; incentivar a divulgação massiva da legislação concernente aos direitos garantidos; e incrementar a interação entre profissionais da saúde, da educação, familiares e pessoas com a síndrome, objetivando a melhora da qualidade de vida e o aprimoramento dos profissionais e o preparo de familiares quanto à aplicação de conceitos técnicos na convivência com as pessoas com síndrome.