27 . 11 . 2018 - 16 : 32

Aprovado projeto que institui o Dia Municipal de Solidariedade ao Povo Palestino

Foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária desta segunda-feira, 26, o Projeto de Lei 095/18, que institui o dia 29 de novembro como o “Dia Municipal de Solidariedade ao Povo Palestino”.

O projeto é de autoria do vereador Márcio Hoppen e visa homenagear o Povo Palestino, em solidariedade à causa Palestina.

Em setembro, Hoppen recebeu a visita do embaixador do Estado da Palestina Obraim Alzeben, acompanhado do carazinhense Adel Tamimi. Na oportunidade, Alzeben contou que, no dia 29 de novembro de 1947, a Organização das Nações Unidas – ONU, aprovou a resolução 181, determinou a divisão da Palestina em dois estados: o Palestino e o Israelense.

Na partilha do território, 56% da área caberiam aos israelenses que, na fundação de seu estado, ocuparam 78% do espaço e se valeram da força para expulsão dos palestinos de seus lares e terras. Após trinta anos, em 1977, a Assembleia Geral da ONU pediu que fossem celebrados todos os anos no dia 29 de novembro o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Diversas leis estaduais e municipais já foram aprovadas para celebrar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, inclusive, no Rio Grande do Sul, a lei de número 13.725, de maio de 2011. Segundo Alzeben, o RS é o estado com maior população palestina, estimado em aproximadamente 35 mil, entre Palestinos e descendentes.

Autor: Cássia Lopes Sebben/ASCOM

22.02.2019 - 12:00
Pauta da Sessão desta segunda-feira

Quatro projetos de lei deverão ser analisados na sessão plenária ordinária da próxima segunda-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores de Carazinho. Estão

21.02.2019 - 15:30
Legislativo Municipal recebe visita de diretora da UPF Carazinho

O Poder Legislativo de Carazinho poderá firmar uma parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) a fim de fortalecer a qualificação dos profissionais e parlamentares da Casa. O

19.02.2019 - 15:24
Mais transparência na administração pública municipal

Mais um instrumento em busca da transparência pública. Este é o objetivo do projeto de lei de nº 116/18 aprovado por unanimidade na sessão plenária ordinária

14.02.2019 - 16:17
Nova EMEI atenderá cerca de 120 crianças

O Legislativo Municipal participou na manhã desta quinta-feira, dia 14, da solenidade de inauguração da nova Escola Municipal de Educação Infantil Irmão

Sessão Ordinária nº 385 (25/02/2019 - 18:15)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 25 de fevereiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 15 minutos.

1. Projeto de Lei 008/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Reconhece o Município de Carazinho como "Capital da Hospitalidade e da Logística"; 2. Projeto de Lei 114/18 de autoria da Vereadora Janete Ross, o qual Dispõe sobre a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, nas escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil da rede pública e particular de Carazinho; PROJETOS QUE VOLTAM DE VISTAS 1. Projeto de Lei 096/18 de autoria do Vereador Luis Fernando Costa, o qual Autoriza o uso de arma de energia elétrica conduzida, pelos Agentes Municipais de Trânsito, quando em serviço; 2. Projeto de Lei 012/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2019, para apreciação sob Regime de Urgência.