Notícias

Aprovado projeto que institui o Dia Municipal de Solidariedade ao Povo Palestino

27/11/2018 16:32:00

Foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária desta segunda-feira, 26, o Projeto de Lei 095/18, que institui o dia 29 de novembro como o “Dia Municipal de Solidariedade ao Povo Palestino”.

O projeto é de autoria do vereador Márcio Hoppen e visa homenagear o Povo Palestino, em solidariedade à causa Palestina.

Em setembro, Hoppen recebeu a visita do embaixador do Estado da Palestina Obraim Alzeben, acompanhado do carazinhense Adel Tamimi. Na oportunidade, Alzeben contou que, no dia 29 de novembro de 1947, a Organização das Nações Unidas – ONU, aprovou a resolução 181, determinou a divisão da Palestina em dois estados: o Palestino e o Israelense.

Na partilha do território, 56% da área caberiam aos israelenses que, na fundação de seu estado, ocuparam 78% do espaço e se valeram da força para expulsão dos palestinos de seus lares e terras. Após trinta anos, em 1977, a Assembleia Geral da ONU pediu que fossem celebrados todos os anos no dia 29 de novembro o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Diversas leis estaduais e municipais já foram aprovadas para celebrar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, inclusive, no Rio Grande do Sul, a lei de número 13.725, de maio de 2011. Segundo Alzeben, o RS é o estado com maior população palestina, estimado em aproximadamente 35 mil, entre Palestinos e descendentes.

 

 

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×