06 . 11 . 2018 - 14 : 38

Praças em Carazinho poderão ter brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais

Buscando a inclusão no município, foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária de ontem, 05, o Projeto de Lei 099/18, de autoria do vereador Alaor Tomaz. A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados em praças públicas e em propriedades privadas de uso público para crianças portadoras de necessidades especiais.

De acordo com o projeto, os playgrounds instalados em praças, jardins, parques, clubes, shoppings Center e áreas de lazer públicas deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência. Os locais deverão ter em suas estruturas acessibilidade para atender às pessoas com deficiência dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

Conforme o vereador, o projeto visa cumprir com a Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei 7858/1989, que estabelece que toda crianças portadora de deficiência tem o direito conviver com dignidade e respeito, com lazer, cultura e liberdade juntos de seus familiares e na comunidade onde vivem.

Tomaz explica que as crianças que convivem com essas limitações enfrentam, em muitos casos, o isolamento do ponto de vista social. “Garantir espaços especialmente adaptados para deficientes nos parques e áreas de lazer tende a cooperar para a ressocialização das crianças que hoje passam boa parte do tempo em instituições especializadas”, justifica. Segundo ele, contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva é tornar nossa sociedade mais justa, solidária, receptiva e preparada para acolher e compreender as diferenças. “Tenho certeza que esse importante projeto irá beneficiar muitas crianças que necessitam de brinquedos adaptados para usufruir do direito de brincar!”, finaliza.

Autor: Cássia Lopes Sebben/ASCOM

13.11.2018 - 11:23
Lei de Diretrizes Orçamentárias será discutida em Audiência Pública

Acontece nesta terça-feira, 13, na Câmara de Vereadores de Carazinho, a Audiência Pública em cumprimento à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019. A audiência,

13.11.2018 - 09:45
Novembro Azul é abordado para servidores

Os servidores e funcionários da Câmara de Vereadores de Carazinho receberam, na tarde desta segunda-feira, 12, representantes do Senac Carazinho para conscientizar sobre a importância

12.11.2018 - 19:53
Três projetos aprovados em sessão

A sessão ordinária desta segunda-feira, 12, contou com a apreciação de cinco projetos e o Veto 003/18. Por questão jurídica, o Projeto de Lei Complementar 003/18,

12.11.2018 - 17:18
Projeto de Lei aprovado proíbe condenados por corrupção a serem homenageados

Ser indicado para receber uma homenagem pelo poder público é de extrema valia. A ação prestigiar cidadãos que participam e agregam para o desenvolvimento do município.

Sessão Ordinária nº 373 (19/11/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 19 de novembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.