06 . 11 . 2018 - 14 : 38

Praças em Carazinho poderão ter brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais

Buscando a inclusão no município, foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária de ontem, 05, o Projeto de Lei 099/18, de autoria do vereador Alaor Tomaz. A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedos adaptados em praças públicas e em propriedades privadas de uso público para crianças portadoras de necessidades especiais.

De acordo com o projeto, os playgrounds instalados em praças, jardins, parques, clubes, shoppings Center e áreas de lazer públicas deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência. Os locais deverão ter em suas estruturas acessibilidade para atender às pessoas com deficiência dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

Conforme o vereador, o projeto visa cumprir com a Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei 7858/1989, que estabelece que toda crianças portadora de deficiência tem o direito conviver com dignidade e respeito, com lazer, cultura e liberdade juntos de seus familiares e na comunidade onde vivem.

Tomaz explica que as crianças que convivem com essas limitações enfrentam, em muitos casos, o isolamento do ponto de vista social. “Garantir espaços especialmente adaptados para deficientes nos parques e áreas de lazer tende a cooperar para a ressocialização das crianças que hoje passam boa parte do tempo em instituições especializadas”, justifica. Segundo ele, contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva é tornar nossa sociedade mais justa, solidária, receptiva e preparada para acolher e compreender as diferenças. “Tenho certeza que esse importante projeto irá beneficiar muitas crianças que necessitam de brinquedos adaptados para usufruir do direito de brincar!”, finaliza.

Autor: Cássia Lopes Sebben/ASCOM

23.01.2019 - 12:10
Personalidades carazinhenses são homenageadas

A Câmara de Vereadores de Carazinho homenageou na noite desta terça-feira, 22, treze importantes personalidades da comunidade em reconhecimento ao trabalho e dedicação

11.01.2019 - 11:00
Religiosos fazem convite e apresentam reivindicação ao Presidente do Legislativo

Na manhã desta sexta-feira (11), o presidente do Poder Legislativo de Carazinho, vereador Daniel Weber (PP) recebeu em seu gabinete, o Apóstolo  Jonas Moura e o Pastor Roberto Carlos

04.01.2019 - 09:00
Daniel Weber assume a presidência do Legislativo Municipal.

Na manhã de quarta-feira (2), o vereador Daniel Weber (PP) assumiu oficialmente a presidência do Poder Legislativo de Carazinho. A transmissão de cargo foi feita pelo ex-presidente,

27.12.2018 - 14:30
Sessão extraordinária aprova todos os projetos e derruba veto

Com início previsto às 12h, a sessão extraordinária desta quinta-feira, 27, contou com a apreciação de 5 projetos de lei e um veto. Avocado pelo presidente Márcio

Sessão Ordinária nº 382 (04/02/2019 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 04 de fevereiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.