06 . 08 . 2018 - 20 : 38

Aprovados todos os projetos de lei

A sessão ordinária desta segunda-feira, 06, contou com a apreciação de seis projetos de lei, 39 requerimentos e 9 indicações.

O único projeto de lei do Executivo, 065/18, dispõe sobre a autorização da abertura de crédito suplementar no orçamento de 2018 da Fundescar, a fim de custear despesas com manutenção com o Estádio do Glória; Estádio Paulo Coutinho; Ginásio Poliesportivo; e promoção de eventos esportivos amadores.

Pelo poder legislativo, foram apreciados seis projetos de lei voltados para a educação; saúde; prevenção; conscientização; diretrizes adotadas pelos órgãos e entidades; e sobre a responsabilidade administrativa.

PLL 045/18

Considerado inviável pela procuradoria da Câmara de Vereadores e pela Comissão de Justiça, o projeto de lei 045/18, de autoria do vereador Ivomar de Andrade, dispõe sobre a responsabilidade administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Em acordo com os vereadores, Andrade retirou o projeto da casa com o intuito de que um projeto semelhante seja encaminhado pelo poder executivo, conforme solicitação da procuradoria.

PLL 024/18

O projeto 024/18, de autoria do Vereador Daniel Weber, estabelece diretrizes a serem observadas pelos órgãos e pelas entidades da Administração Municipal, Direta e Indireta, nas relações entre si e com os usuários dos serviços públicos e dispensa o reconhecimento de firma e a autenticação de cópia dos documentos expedidos no país que se destinem a fazer prova nesses órgãos e entidades. Aprovado por todos.

PLL 048/18, PLL 049/18 e PLL 050/18

De autoria do vereador Daniel Weber, os projetos de lei 048, 049 e 050 foram votados em bloco.

O PLL 048/18, institui no município de Carazinho a “Semana Municipal de Conscientização sobre Depressão Infanto-Juvenil”. A proposta compreende-se de extrema importância a atenção à saúde mental de crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, considerando as estimativas de transtornos mentais que atingem em 20% deste grupo, sendo que, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), algumas situações devem ser consideradas prioridades, tais como depressão, suicídio e psicoses.

Voltado para a saúde postural das crianças, o PLL 049/18, propõe instituir no município a “Semana Municipal da Conscientização da Orientação Postural nas Escolas”, sendo celebrada entre os dias 04 a 10 de março. A proposta tem por finalidade gerar promoção de saúde postural na escola, para que, no futuro, a melhor postura corporal possa ser conquistada pelas crianças.

Em busca de prevenção e conscientização, o PLL 050/18, institui a “Semana Municipal da Conscientização de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros nas Escolas”, a ser celebrada de 01 a 07 de agosto. “Essa proposta visa a preparação dos professores e funcionários que cuidam das nossas crianças para terem noções de primeiros socorros, a fim de evitar tragédias com engasgos e situações diversas”, justifica.

PLL 052/18

Com o objetivo de incentivar a prática de doação de órgãos e tecido, o PLL 052 é de autoria dos vereadores Fábio Zanetti e João Pedro Albuquerque de Azevedo, o qual Institui a "Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos", a ser comemorada na semana que celebra o Dia Mundial da Doação de Órgãos, 27 de setembro.

Na oportunidade, a transplantada Luma Eccel, contou um pouco da sua jornada, desde o diagnóstico da doença até a ligação que lhe informava sobre a compatibilidade e seu transplante de rim. Luma explanou sobre a importância da conscientização e incentivo à doação de órgãos e tecido.

Autor: Cássia Lopes Sebben/ASCOM

14.12.2018 - 09:23
Duas sessões ordinárias na segunda-feira

Serão realizadas nesta segunda-feira, 17, duas sessões ordinárias, sendo uma para apreciação de oito projetos de lei e a outra para a eleição da mesa diretora

10.12.2018 - 22:05
Sessão extraordinária aprova Lei Orçamentária Anual para 2019

Em convocação do Presidente da Câmara de Vereadores Márcio Hoppen, seguida da sessão ordinária, foi realizada a sessão extraordinária com a apreciação

10.12.2018 - 21:45
Vereadores aprovam 18 projetos de lei

A sessão ordinária desta segunda-feira, 10, contou com a apreciação de 18 projetos de lei e um veto total ao PLL 099/18. Passando para a ordem do dia, o vereador Daniel Weber

07.12.2018 - 11:52
Comissão de Ordem Econômica e Social discute projetos com Secretário da Fazenda e Associação Médica

Com o objetivo de dialogar sobre alguns projetos que estão em tramitação na Câmara de Vereadores, a Comissão de Ordem Econômica e Social, composta pelos

Sessão Ordinária nº 378 (17/12/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 17 de dezembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

Projeto de Lei 078/18 de autoria do Executivo Municipal o qual Altera denominação de Secretaria Municipal e atribuições de Cargo em Comissão e Função Gratificada; Projeto de lei 083/18 de autoria do Executivo Municipal o qual Institui turno único no serviço público municipal; Projeto de Lei 094/18 de autoria do Executivo Municipal o qual Dá nova redação ao Art. 2º da Lei Municipal nº 8.282/17; PLL 112/18 de autoria do Vereador Gilson Haubert, o qual Concede o Título de Destaque Jornalístico ao Sr. Marcelo Fripp; PLL 113/18 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Concede o Título de Cidadã Emérita de Carazinho à Sra. Lisandra Sandri; PL 115/18 de autoria do Vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo, o qual Concede o título de “Eleitor Presente” ao Sr. Rodrigo Marques Castanha; Projeto de Decreto 014/18 de autoria da Vereadora Janete Ross de Oliveira, o qual Concede o Título "Comenda Leonel de Moura Brizola" ao Sr. Carlos Alberto Pereira da Silva; Projeto de Decreto 015/18 de autoria do Vereador Gian Pedroso, o qual Concede o Título honorífico "Comenda Leonel de Moura Brizola" ao Senhor Luciano Luiz Alt.