03 . 08 . 2018 - 11 : 57

Poder executivo e legislativo em sintonia pela mobilidade urbana em Carazinho

Os vereadores Janete Ross de Oliveira e Gilson Haubert se reuniram na tarde desta quinta-feira, 02, com o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Dêninson da Costa, em seu gabinete. Na oportunidade foi possível perceber a sintonia das partes no desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana em prol da comunidade.

Com o intuito de apresentar a idéia dos vereadores de desenvolver um projeto de lei que busca a melhoria das paradas de ônibus do município ao secretário, pode-se constatar que, por parte da secretaria, também havia um projeto com o mesmo objetivo.

A idéia de ambos é incentivar empresas a adotar um ponto de ônibus do município para implantação, melhoria e conservação de pontos de ônibus. Trata-se de um  programa para  reduzir os gastos do município com essas áreas, que são importantes para assegurar conforto ao cidadão enquanto aguarda o transporte público e ao mesmo tempo vai criar oportunidades para que a iniciativa privada possa se envolver com a organização e com a melhoria do aspecto estético da nossa cidade e, conseqüentemente, com a qualidade de vida das pessoas. As entidades que adotarem os abrigos de passageiros de ônibus, poderão neles explorar publicidade própria, previamente aprovada pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, com tamanho máximo de 1 m2, ficando isentas do pagamento de taxas de publicidade e propaganda pelo período de cinco anos, vedada a comercialização destes espaços. O programa receberá o nome de “Parada Legal”.

A vereadora Janete explicou que sempre busca conversar com os interessados para discutir viabilidade dos projetos e ainda acrescentar idéias pertinentes ao projeto em discussão. “Muito interessante saber que estamos em sintonia nessa idéia e sabemos da importância de proporcionar qualidade de vida à comunidade, com acessibilidade e conforto nas paradas de ônibus”, afirma.

O vereador Gilson salientou que o projeto virá para beneficiar muito a comunidade, em especial os usuários de transporte público.

De acordo com Costa, inicialmente o projeto atenderia 200 paradas. Atualmente há 297 paradas registradas. “É um anseio da secretaria em proporcionar à comunidade, paradas de ônibus próprias para o clima do Rio Grande do Sul, com coberturas e proteções laterais contra frio e chuva. O projeto virá ao encontro dessa necessidade”, justifica. O secretário explica que a publicidade de 1m2 por parada de ônibus poderá ser dividia por até quatro empresas ou pessoas físicas que visam adotar o abrigo.

Será vedada a propaganda política; de fumo e seus derivados; jogos de azar; armas, munição e explosivos; bebidas alcoólicas; produtos cujos componentes possam causar dependência química, física ou psíquica, ainda que por utilização indevida; fogos de estampido e de artifício.

Autor: Cássia Lopes Sebben/ASCOM

15.10.2018 - 20:10
Quatro projetos aprovados em sessão

Com a apreciação de oito projetos de lei do legislativo, a sessão ordinária desta segunda-feira, 15, contou ainda com 14 indicações e 52 requerimentos. O

15.10.2018 - 08:35
Sessão contará com oito projetos em pauta

A sessão ordinária desta segunda-feira, 15, conta com oito projetos para apreciação, todos de autoria do Poder Legislativo. Confira: 1. Projeto de Lei 074/18 de autoria do

11.10.2018 - 15:49
Mais segurança para a mulher

Em nossa sociedade não é raro a naturalização de comportamentos violentos, sobretudo, quando a vítima é mulher. Visando combater a violência contra a mulher,

11.10.2018 - 14:29
Disque Denúncia para quem estaciona em vagas de idosos e deficientes

Com o intuito de defender os direitos adquiridos de idosos e pessoas com deficiência, que possuem vagas de estacionamento especiais no centro de Carazinho, e deparam-se regularmente com as vagas

Sessão Ordinária nº 369 (22/10/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 22 de outubro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.