03 . 08 . 2018 - 11 : 57

Poder executivo e legislativo em sintonia pela mobilidade urbana em Carazinho

Os vereadores Janete Ross de Oliveira e Gilson Haubert se reuniram na tarde desta quinta-feira, 02, com o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Dêninson da Costa, em seu gabinete. Na oportunidade foi possível perceber a sintonia das partes no desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana em prol da comunidade.

Com o intuito de apresentar a idéia dos vereadores de desenvolver um projeto de lei que busca a melhoria das paradas de ônibus do município ao secretário, pode-se constatar que, por parte da secretaria, também havia um projeto com o mesmo objetivo.

A idéia de ambos é incentivar empresas a adotar um ponto de ônibus do município para implantação, melhoria e conservação de pontos de ônibus. Trata-se de um  programa para  reduzir os gastos do município com essas áreas, que são importantes para assegurar conforto ao cidadão enquanto aguarda o transporte público e ao mesmo tempo vai criar oportunidades para que a iniciativa privada possa se envolver com a organização e com a melhoria do aspecto estético da nossa cidade e, conseqüentemente, com a qualidade de vida das pessoas. As entidades que adotarem os abrigos de passageiros de ônibus, poderão neles explorar publicidade própria, previamente aprovada pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, com tamanho máximo de 1 m2, ficando isentas do pagamento de taxas de publicidade e propaganda pelo período de cinco anos, vedada a comercialização destes espaços. O programa receberá o nome de “Parada Legal”.

A vereadora Janete explicou que sempre busca conversar com os interessados para discutir viabilidade dos projetos e ainda acrescentar idéias pertinentes ao projeto em discussão. “Muito interessante saber que estamos em sintonia nessa idéia e sabemos da importância de proporcionar qualidade de vida à comunidade, com acessibilidade e conforto nas paradas de ônibus”, afirma.

O vereador Gilson salientou que o projeto virá para beneficiar muito a comunidade, em especial os usuários de transporte público.

De acordo com Costa, inicialmente o projeto atenderia 200 paradas. Atualmente há 297 paradas registradas. “É um anseio da secretaria em proporcionar à comunidade, paradas de ônibus próprias para o clima do Rio Grande do Sul, com coberturas e proteções laterais contra frio e chuva. O projeto virá ao encontro dessa necessidade”, justifica. O secretário explica que a publicidade de 1m2 por parada de ônibus poderá ser dividia por até quatro empresas ou pessoas físicas que visam adotar o abrigo.

Será vedada a propaganda política; de fumo e seus derivados; jogos de azar; armas, munição e explosivos; bebidas alcoólicas; produtos cujos componentes possam causar dependência química, física ou psíquica, ainda que por utilização indevida; fogos de estampido e de artifício.

Autor: Cássia Lopes Sebben/ASCOM

17.08.2018 - 09:55
Pauta da sessão conta com três projetos para a apreciação

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 06, terá três projetos para apreciação, sendo apenas dois deles do Poder Executivo e um do

15.08.2018 - 13:51
Executivo retira projeto que autoriza comércio nos domingos e feriados nas rodovias

Foi retirado na última sexta-feira, 10, o projeto de lei complementar 007/18 do Poder Executivo que tramitava na Câmara de Vereadores. O projeto alterava a Lei Complementar 03/85, incluindo

14.08.2018 - 15:05
Aprovado projeto que institui Dia Municipal do Leonismo

Reconhecendo o belíssimo trabalho desenvolvido pelos Leões e Leoas do município e de suma relevância social para a comunidade, a vereadora Janete Ross de Oliveira, apresentou

14.08.2018 - 11:24
Legislativo buscando parcerias para o primeiro emprego

Com o intuito de apresentar o Anteprojeto de Lei sobre orientação profissional para o primeiro emprego, a vereadora Janete Ross de Oliveira recebeu em seu gabinete, na última

Sessão Ordinária nº 359 (20/08/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 20 de agosto, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei 060/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Extingue, cria e altera padrão de Cargos em Comissão e Função Gratificada na Organização Administrativa Básica do Município; 2. Projeto de Lei Complementar 008/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação aos Arts. 61 e 140, ambos da Lei Complementar nº 218/18. 3. Projeto de Lei 060/18 de autoria da Vereadora Janete Ross, o qual Cria o Programa "Talentos de Casa".