19 . 06 . 2018 - 14 : 15

Vereadores aprovam todos os projetos votados na casa

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 18, seis projetos de lei que tramitavam na casa legislativa. Dentre eles, a pedido do Executivo Municipal, o Projeto de Lei Complementar 006/18, incluído na pauta durante a sessão para evitar que recursos e ações do governo municipal fossem barrados na lei eleitoral.

Antes do início da sessão, o secretário da Fazenda, Adroaldo De Carli, explanou sobre os objetivos do projeto e sua necessidade de ser aprovada aos vereadores.

O Projeto propõe a regulamentação do artigo 36 da Lei Complementar nº 115/07, que cria o PREVICARAZINHO, tendo em vista novo estudo atuarial que indicou alteração de alíquotas. Convém salientar que para este ano de 2018 não haverá alteração da alíquota suplementar fixada pela Lei Complementar nº 206117, permanecendo em 44,50%.

Ainda na sessão houve a votação de mais cinco projetos, sendo eles:

Projeto 049/18

O único projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, nº 049/18, visa adequar a legislação municipal vigente com o dispositivo na Lei Federal nº 8742/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. O projeto pretende também a adequação da Lei Municipal nº 8210/10, com a Resolução CNAS nº 15, de 05 de junho de 2014, que dispõe sobre a orientação aos Conselhos de Assistência Social – CAS, quanto à sua organização e ao seu funcionamento como instância de participação e de controle social do Programa Bolsa Família.

Projeto 030/18

De autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, o Projeto de Lei 030/18, dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos, no âmbito do Município de Carazinho, para cidadãos que prestem serviços a Justiça Eleitoral no Período de eleição e dá outras providências.

Projeto 031/18

Buscando instituir no calendário oficial do município as promoções e campanhas ao movimento para a prevenção de acidentes de trabalho, o vereador Ivomar de Andrade, apresentou o Projeto de Lei 031/18, que intitula o mês de abril como “Abril Verde”. Segundo ele, o Brasil é hoje o país onde acontece um acidente de trabalho a cada 48 segundos e, a cada 3 horas e 38 minutos um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho. O mês de abril foi escolhido devido as datas de 07 e 28 deste mês, quando são lembrados o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

Projeto 032/18

O Projeto de Lei 032/18, de autoria do vereador Gian Pedroso, visa instituir a criação da Semana da Adoção, Proteção e Conscientização do Bem-Estar Animal no município, sendo comemorada durante a primeira semana do mês de outubro com o desenvolvimento de atividades para a conscientização sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.

Projeto de Decreto 002/18

Visando a inclusão escolar de alunos com deficiência na rede de ensino municipal, o Projeto de Decreto 002/18, de autoria do vereador Fábio Zanetti, cria uma homenagem ao “Aluno Destaque Inclusivo” de cada escola, através de um certificado emitido pela Câmara Municipal de Vereadores, sendo informado pelo diretor de cada escola. A homenagem será realizada na segunda quinzena de março do próximo ano.

Foto:  Liamara dos Santos

Autor: Cássia Lopes Sebben/Assessoria de Comunicação

22.02.2019 - 12:00
Pauta da Sessão desta segunda-feira

Quatro projetos de lei deverão ser analisados na sessão plenária ordinária da próxima segunda-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores de Carazinho. Estão

21.02.2019 - 15:30
Legislativo Municipal recebe visita de diretora da UPF Carazinho

O Poder Legislativo de Carazinho poderá firmar uma parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) a fim de fortalecer a qualificação dos profissionais e parlamentares da Casa. O

19.02.2019 - 15:24
Mais transparência na administração pública municipal

Mais um instrumento em busca da transparência pública. Este é o objetivo do projeto de lei de nº 116/18 aprovado por unanimidade na sessão plenária ordinária

14.02.2019 - 16:17
Nova EMEI atenderá cerca de 120 crianças

O Legislativo Municipal participou na manhã desta quinta-feira, dia 14, da solenidade de inauguração da nova Escola Municipal de Educação Infantil Irmão

Sessão Ordinária nº 385 (25/02/2019 - 18:15)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 25 de fevereiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 15 minutos.

1. Projeto de Lei 008/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Reconhece o Município de Carazinho como "Capital da Hospitalidade e da Logística"; 2. Projeto de Lei 114/18 de autoria da Vereadora Janete Ross, o qual Dispõe sobre a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, nas escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil da rede pública e particular de Carazinho; PROJETOS QUE VOLTAM DE VISTAS 1. Projeto de Lei 096/18 de autoria do Vereador Luis Fernando Costa, o qual Autoriza o uso de arma de energia elétrica conduzida, pelos Agentes Municipais de Trânsito, quando em serviço; 2. Projeto de Lei 012/19 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2019, para apreciação sob Regime de Urgência.