Mês de abril poderá ser dedicado a prevenção de acidentes de trabalho

09/05/2018 15:49:00

O vereador Ivomar de Andrade (Tomate) protocolou, na Câmara Municipal, um projeto de lei buscando incentivo a iniciativas que contemplam a prevenção de acidentes de trabalho. "Estou propondo que tenhamos em Carazinho também o Abril Verde, fazendo parte do calendário oficial do município," salienta o vereador, que apresentou o trabalho na sessão da última segunda-feira, dia 7 de maio.

Um dos objetivos da proposta é a realização de campanhas educativas junto a comunidade durante o mês de abril, período já definido como data nacional de prevenção de acidentes de trabalho. "Eles acontecem aqui em nossa cidade, na região, no estado, no país e no mundo. Anualmente milhares de pessoas perdem a vida por acidentes, que muitas vezes poderia ser evitados pela prevenção," salienta Tomate. Desta forma, o projeto prevê que fica o mês de abril de cada ano como referência para a realização das festividades, bem como toda e qualquer campanha institucional de prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, sugere que o espaço da tribuna livre neste referido mês seja para tratar sobre o tema.

No assunto abordado pelo vereador durante a sessão ordinária desta semana, relatou em seu pronunciamento alguns dados levantados junto ao Ministério Público do Trabalho e Agência Brasil, onde apontam que cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho anualmente em todo o mundo. O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial, onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38min um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho