Legislativo propõe realização de Campanha alertando mulheres sobre doenças cardiovasculares

09/05/2018 14:30:00

Através de uma indicação à secretaria de saúde, a vereadora Janete Ross de Oliveira apresentou um anteprojeto de Lei o qual institui a Campanha “Coração de Mulher”.  A proposta visa fazer um alerta às mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares.

Essa campanha, conforme prevê a proposta, deverá ser realizada anualmente, na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Para esta data, ficam as entidades que envolvem as mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil responsáveis de promover ações que permitam diagnosticar doenças cardiovasculares através de atividades como palestras; orientações; nutrição; exames preventivos; verificação de pressão arterial, entre outros.

A proposta já é de conhecimento da secretaria de saúde que ficou de avaliar a possibilidade de efetivar a proposta ainda neste ano, podendo haver a disponibilização de mais exames nesta área, como forma de incentivar as mulheres a se prevenirem contra problemas cardiovasculares. Outras atividades com profissionais cardiovasculares também serão estudadas a fim de disponibilizar maior informação dos cuidados necessários com o coração.