02 . 04 . 2018 - 21 : 31

Diplomados os vereadores do Programa Juventude Legislativa

Foi realizada na noite da última segunda-feira (02) a sessão solene de diplomação dos vereadores que integram o Programa Juventude Legislativa.  Os 13 estudantes foram indicados pelas escolas em 2017 para que neste ano fosse dado início as atividades.  Anteriormente divulgado pela Câmara de Vereadores, o Programa não terá mais 14 estudantes, visto que na Lei de criação do mesmo, está previsto o número de 13, o mesmo correspondente ao de vereadores no Legislativo.

O motivo é a desistência de um aluno, o que foi possível que as atividades iniciem com o total previsto.

Sendo assim, foram diplomados na sessão desta segunda-feira os alunos:  Ana Carolina Lucas da Silva EMEF Capitão Aristides Haeffner; Anna Luiza de Lima Gay, EMEF Patronato Santo Antônio; Arthur Francisco Won Mühlen, Colégio La Salle; Eduarda Avila Ferreira, EMEF Pedro Pasqualotto; Gabriéllide Lima Penz, EMEF Pedro Vargas; Jenifer Vitória de Souza, EMEF Eulália Vargas Albuquerque; Kauana Kássia Camargo, EEEF Princesa Isabel; Kevin Zirbes, EMEF Rufino Leal; Letícia da Rosa Oliveira, EEEF Ernesta Nunes; Luana Rita Paranhos Gehlen, EEEM Marquês de Caravelas, Pamela Andressa Pressila de Quadros, EMEF Professor Políbio do Valle; Pedro Gabriel Cadore, EMEF Princesa Isabel e Yohanna Fernanda dos Santos Cavol, Colégio Notre Dame.

Durante o ato, foi convidada para fazer uso da tribuna a presidente do Programa Ana Carolina Lucas da Silva, que falou dos desafios dos jovens e da importância de se dar oportunidade a todos, destacou o  momento atual da política e da presença da juventude frente as lutas em prol da sociedade. Agradeceu a família e a escola que sempre deram todo o apoio para as atividades desenvolvidas.

O secretário de educação e cultura Lucas Gabriel Lopes também usou a tribuna e falou da emoção em ver um projeto de autoria dele, estar saindo do papel. Agradeceu a todos os vereadores pela continuidade no Programa e ressaltou que é necessário “dar voz aos nossos jovens, neles que estamos plantando um futuro melhor”.

O presidente da Câmara, Márcio Hoppen, também fez uso da palavra, reforçando o discurso da juventude na política, como futuros representantes políticos, lideranças estudantis que representam suas comunidades escolares, através desta iniciativa.

Programa

A intenção do programa é incentivar para que jovens estudantes conheçam e participem, de forma pedagógica, dos projetos relacionados ao Poder Legislativo. É a partir deste programa que o vereador pretende fomentar novas e boas lideranças para o município.

O projeto de criação deste programa foi protocolado na casa em maio deste ano com a finalidade de  despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a  integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Sendo assim, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Foi unindo todas essas ideias que o vereador elaborou o projeto que institui no município o Programa Juventude Legislativa, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito municipal.

A partir de agora, já com a lei sancionada, o vereador busca proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal de Carazinho, possibilitando aos alunos o acesso e conhecimento dos vereadores e as propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade. Com isso, pretende-se oportunizar momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população.

Através do Programa Juventude Legislativa se possibilitará situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento. Esta é uma meta do vereador que tem um trabalho muito forte em fortalecer as lideranças juvenis do município, a começar pelos grêmios estudantis das escolas.

19.11.2018 - 11:03
Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue hoje

Acontece nesta segunda-feira, 19, às 19h30, em sessão solene do Legislativo, a entrega do “Prêmio Zumbi dos Palmares" da Câmara de Vereadores.  Com o intuito de homenagear

19.11.2018 - 09:23