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02 . 04 . 2018 - 11 : 46

02 de abril: Implantação de uma clínica-escola para autistas é sugerida ao Executivo

 Neste dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, que visa mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista - TEA, cuja incidência em crianças é mais comum e maior que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos.

No Brasil, estima-se mais de 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. Diante desta realidade, o vereador Fábio Zanetti tem trabalhado na implantação de uma clínica-escola para autistas no município de Carazinho, com o foco na inclusão social das crianças em escolas de ensino regular, promovendo um tratamento multidisciplinar até que possam frequentá-las.

Para a efetivação deste projeto, porém, o vereador tem buscado parceria com a rede municipal de ensino, através do secretário Lucas Gabriel Lopes e da coordenadora de educação inclusiva Marta Costa Poersch, onde já foi constatado que Carazinho tem a demanda para esta escola. Cabe destacar que o município já oferece serviços de atendimento para crianças diagnosticadas com autismo, como o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CEMAEE, que é mantido pela Prefeitura Municipal, via Secretaria de Educação. Este órgão contribui com o processo ensino aprendizagem, através de acompanhamento pedagógico, psicológico, entre outros. A criança diagnosticada com alguma deficiência terá atendimentos com estes especialistas.

Porém, a implantação da clínica-escola traria um resultado positivo a essas crianças, pois frequentariam diariamente a escola, possibilitando uma continuidade pedagógica, psicológica, psicomotora e médica. Por isso, o vereador Fábio Zanetti tem lutado para a implantação desta clínica, onde será feito o atendimento especializado as crianças diagnosticadas com o TEA.

O que é o autismo?

Segundo o último Manual de Saúde Mental – DSM o TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Ele pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.

Ainda conforme o órgão, algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Contudo, é importante destacar que, assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender. E é nesse sentido, que se tem buscado alternativas para que esses direitos sejam alcançados por todos.

 

Autor: Assessoria de Comunicação

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