Inaugurada a UPA em Carazinho

29/03/2018 12:56:00

A Unidade de Pronto Atendimento Armindo Capitânio foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (29), no município de Carazinho. Com o projeto iniciado em 2011, pelo então prefeito Aylton Magalhães, a UPA iniciará suas atividades neste ano, a partir da próxima semana, com atendimento 24 horas.

Durante um ato solene, que contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, foi anunciada com muita alegria pela secretária municipal de saúde, Anelise Schell Almeida, que a UPA estará disponível à comunidade no mês de abril, já com equipe montada e que deverá atender as necessidades de comunidade local. Destacou em seu discurso, que por muitas vezes foi criticada, em reuniões, onde afirmava que era de interesse de Carazinho abrir a unidade na modalidade 24 horas, enquanto que muitas prefeituras estavam comprando o prédio e direcionamento as unidades básicas de saúde.

Relembrou o trabalho iniciado em 2011 e agradeceu o convite da atual administração de fazer parte da equipe, além de todo o apoio dado à ela para que esse dia fosse possível. Mencionou que através de UPA, pretende-se desafogar a emergência do HCC, onde os atendimentos do ambulatório municipal, passarão para a UPA, ampliando de 10h para 24h.

Nesse sentido também, foi que a diretora de projetos da secretaria Ana Pádua fez seu discurso, agradecendo a todos os servidores da saúde e das demais secretarias do município que fizeram o possível para que a inauguração ocorresse nesse dia.

O presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Hoppen, também falou da satisfação de poder inaugurar este espaço que vem para auxiliar no atendimento à comunidade. Ressaltou os inúmeros projetos que passaram pela Câmara de Vereadores, os quais tiveram prioridade nas comissões do poder Legislativo.

O vice-prefeito Fernando Sant’Anna de Moraes relembrou quando era vereador e da emenda do Estado, no valor de R$ 600 mil para equipamentos da UPA, sem contar um projeto em que a Câmara disponibilizava o valor de R$ 400 mil do seu orçamento, também para esta mesma finalidade.

Já o secretário de desenvolvimento Márcio Biolchi, representando o Governador do Estado do RS, parabenizou toda a administração pela coragem de estar dando início a Unidade, destacando a importância da valorização da saúde de todos os carazinhenses.

Por fim, o prefeito municipal, Milton Schmitz foi quem fez uso da palavra e disse estar emocionado com a inauguração da UPA, falando dos desafios e promessas de campanha que “não fizemos promessas, mas assumimos um compromisso com a comunidade”, que hoje, enfim, está se cumprindo. Destacou a terceirização do serviço, fundamental para que as portas fossem abertas ao público, além do investimento a ser feito para garantir uma saúde de qualidade aos munícipes.