26 . 03 . 2018 - 16 : 10

Aprovado projeto que torna Roda de Chimarrão bem imaterial do município

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira teve apenas um projeto colocado em apreciação, sendo ele o que declara o Programa Roda de Chimarrão bem imaterial integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Carazinho. Com a presença da patronagem do CTG Pedro Vargas, que desde o ano de 1955 apresenta todos os domingos o programa, buscando manter a tradição e cultura do Estado.

A iniciativa partiu do vereador Tenente Costa, com uma indicação ao Executivo, justificando a importância da efetiva proteção administrativa do bem imaterial, que foi atendida pela administração municipal e que visa adotar todas as formas de acautelamento, conservação e preservação de integridade e características do programa, mantendo a seguinte forma: apresentação de artistas que executem músicas e poesias gaúchas; mantendo sua característica de auditório e o horário dos domingos a tarde.

Requerimento de Repúdio

Durante a votação dos requerimentos o vereador Ivomar de Andrade, Tomate, solicitou destaque ao requerimento  número 21.513, de autoria do vereador Fábio Zanetti, o qual repudia a caravana do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que passou pelo Rio Grande do Sul na última semana.  Tomate disse discordar com o requerimento e destacou o direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal.

O vereador Fábio Zanetti defendeu o requerimento, dizendo que Lula veio ao Estado e ofendeu os agricultores, chamando a todos de caloteiros, enquanto que é através destes trabalhadores que se tem comida na mesa.

Desta forma, foi o único a registrar o voto contrário ao requerimento, que foi aprovado por 11 votos a 1.

Tribuna Livre

Durante a tribuna livre foi aberto o espaço para o presidente da Unimed Região da Produção Dr. Luiz Carlos Colle Thomé, o qual realizou a prestação de contas do apoio recebido da comunidade carazinhense. Apresentou todos os serviços que são ofertados pela Unimed, em sua nova unidade e todos os investimentos realizados para ofertar não só para Carazinho, mas toda a região de abrangência da cooperativa.

Após foi a vez da pastora Elisangela Cavalheiro para fazer uso da palavra e que fez a abertura das atividades da I Semana de Evangelização Global de Carazinho, que encerra no domingo, dia 1º de abril. Entre os dias 27 e 30, nos turnos da manhã e tarde a programação prevê apresentação de teatro e coreografia de músicas e palestra sobre o Poder da Escola, direcionados as escolas municipais. Já no período da noite, a programação será repassada as escolas da rede estadual.

Ao final do pronunciamento foi realizada uma apresentação do teatro “A Escolha”, aos vereadores e todo o público presente na sessão.

19.11.2018 - 11:03
Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue hoje

Acontece nesta segunda-feira, 19, às 19h30, em sessão solene do Legislativo, a entrega do “Prêmio Zumbi dos Palmares" da Câmara de Vereadores.  Com o intuito de homenagear

19.11.2018 - 09:23