Programa Juventude Legislativa iniciará na próxima semana

15/03/2018 16:30:00

O Programa Juventude Legislativa iniciará as suas atividades no dia 21 de março, na Câmara de Vereadores de Carazinho. Por esse motivo, foi realizada nesta semana a entrega dos ofícios a todas as escolas, que possuem algum aluno participando do Programa, onde constam as informações deste primeiro encontro.

No início da próxima semana deverá ir à votação o projeto de resolução o qual dispõe do Regimento Interno do Programa Juventude Legislativa, onde fica regulamentado o funcionamento do programa, além de orientações aos jovens participantes de como serão os quatro encontros previstos na Lei. Esse regimento será repassado aos 14 participantes do Programa deste ano.

Cabe destacar que este primeiro encontro será às 18h45min, conforme acordado com os próprios alunos durante uma reunião em 2017, que definiu o melhor horário para todos, uma vez que há alunos em turno da manhã e outros na tarde.

Ainda conforme calendário da Câmara, na primeira semana no mês de abril está marcado a diplomação dos jovens vereadores. Este ato acontecerá em sessão solene no dia 02, logo após a sessão ordinária da Câmara, conforme previsto na Lei Municipal 8.227.

O Programa Juventude Legislativa:

O Programa Juventude Legislativa é de autoria do hoje secretário de educação Lucas Lopes e tem como intuito despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Por esse motivo, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

A partir desse programa, pretende-se oportunizar aos jovens momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população, possibilitando situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento.