Câmara ouve entidades sobre a abertura do comércio nos domingos e feriados

14/03/2018 17:25:00

A Câmara de Vereadores de Carazinho promoveu na tarde desta quarta-feira (12) um encontro com entidades representativas do município para discutir a abertura do comércio nos domingos e feriados. O assunto veio a tona após uma emenda dos vereadores ao projeto de lei complementar 0002, do Executivo,  o qual autoriza que as empresas localizados às margens das rodovias federais (BRs) possam optar em trabalhar nos mais diversos horários, como exemplo, aos domingos e feriados, abrindo  os estabelecimentos comerciais, sem ferir legislação e sem ser prejudicial aos estabelecimentos localizados dentro da cidade.

Na emenda, os vereadores ampliavam das rodovias federais, para todo o comércio na cidade de Carazinho e não somente nas rodovias. Contudo, a repercussão negativa na comunidade fez com os vereadores recuassem, optando pela retirada da emenda. Por isso, uma reunião para discutir o assunto foi marcada, convidando sindicados e associações ligadas aos trabalhadores para que os vereadores pudessem opinar sobre o assunto.

O assunto foi introduzido pelo presidente da Câmara, Márcio Hoppen, que falou da importância de cada um na reunião. Aproveitou para explicar que o projeto que irá à votação nesta quarta-feira (14) possibilita apenas a abertura do comércio localizado nas rodovias federais e das intenções do Executivo em possibilitar a vinda de grandes empresas para o município. Após isso, foi a vez dos demais vereadores presentes exporem suas preocupações e dúvidas, sendo que alguns ainda não haviam definido o voto e estavam dispostos a votar de acordo com o apelo das entidades.

Na reunião estiveram presentes na reunião representantes do Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Metalúrgicos, Associação Comercial e Industrial de Carazinho – ACIC, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Sindicato dos Comerciários, FTGAS Sine, Sindimáquinas, UACC e Procon Balcão do Consumidor.

Na oportunidade, todos tiveram a oportunidade de se pronunciar, defendendo as posições das entidades. Os sindicatos dos trabalhadores, na grande maioria, demonstrou contrariedade na aprovação do projeto, já entidades como ACIC e CDL se disseram a favor da livre concorrência e abertura do comércio.  A UACC, através de seu representante,  disse ter a opinião dividida dentro de sua diretoria. O Sindicato dos Bancários afirmou que nada interfere na sua categoria e que não sabia da posição quanto o projeto atender somente as BRs.

Após o debate, os vereadores agradeceram a presença de todos e se comprometeram em estudar o assunto para a votação na sessão desta quarta-feira .