13 . 03 . 2018 - 15 : 00

Cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros poderão ser obrigatório nas escolas do município

Visando a prevenção de acidentes em todas as escolas de Carazinho, o vereador Daniel Weber apresentou na última segunda-feira (12) uma proposta de projeto de Lei ao Secretário Municipal de Educação e Cultura Lucas Gabriel Lopes, o qual obriga a realização de cursos de primeiros socorros, para prevenir incidentes nas escolas no município.

O projeto havia sido protocolado no mês de janeiro como projeto de Lei do Legislativo, tendo a autoria dos vereadores Daniel Weber e Estevão De Loreno, hoje secretário de obras, mas por interferir em ações do Executivo, teve o parecer jurídico inviável.

Contudo, Weber defende que no ambiente escolar, diferentes tipos de acidentes podem ocorrer, de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes. Além disso, sabe-se que a criança apresenta interesse em explorar situações novas para as quais nem sempre está preparado, o que facilita a ocorrência de acidentes. Por esse motivo, julga importante o conhecimento dos acidentes mais frequentes em cada faixa etária, para o direcionamento das medidas a serem adotadas para sua prevenção

Por esse motivo, Weber aproveitou a visita do secretário na sessão desta semana e entregou a sugestão a Lopes, para que estude a possibilidade de viabilizar a proposta.

Sobre o Projeto de Lei

No projeto entregue ao secretário, ficam obrigadas todas as escolas e creches públicas e particulares a realizarem curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros anualmente, sendo que todos os funcionários das escolas e creches deverão participar do curso previsto.

Ainda conforme a proposta apresentada, os cursos deverão ser ministrados por entidades especializadas e/ou com a participação de profissionais do SAMU. (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com periodicidade anual, com carga horária mínima de 2 horas.

17.12.2018 - 21:45
Eleita mesa diretora de 2019

A segunda sessão ordinária foi reservada para a eleição da mesa diretora de 2019. Composta pelos vereadores Daniel Weber como presidente, Tenente Costa como vice-presidente,

17.12.2018 - 21:32
Nove projetos aprovados em sessão

Foram realizadas nesta segunda-feira, 17, duas sessões ordinárias, sendo uma para apreciação de oito projetos de lei e a outra para a eleição da mesa diretora

17.12.2018 - 19:28
Projetos aprovados buscam mais qualidade à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Pensando em acessibilidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida permanente ou temporária, foram aprovados recentemente dois projetos de lei. De

17.12.2018 - 17:00
Novos projetos tramitam na Câmara

Foram protocolados essa semana três novos projetos de lei, de autoria do Executivo Municipal. O PL 098/18 autoriza a alteração de destinação de imóvel e prorrogação

Sessão Ordinária nº 380 (04/02/2019 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 04 de fevereiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.