13 . 03 . 2018 - 15 : 00

Cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros poderão ser obrigatório nas escolas do município

Visando a prevenção de acidentes em todas as escolas de Carazinho, o vereador Daniel Weber apresentou na última segunda-feira (12) uma proposta de projeto de Lei ao Secretário Municipal de Educação e Cultura Lucas Gabriel Lopes, o qual obriga a realização de cursos de primeiros socorros, para prevenir incidentes nas escolas no município.

O projeto havia sido protocolado no mês de janeiro como projeto de Lei do Legislativo, tendo a autoria dos vereadores Daniel Weber e Estevão De Loreno, hoje secretário de obras, mas por interferir em ações do Executivo, teve o parecer jurídico inviável.

Contudo, Weber defende que no ambiente escolar, diferentes tipos de acidentes podem ocorrer, de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes. Além disso, sabe-se que a criança apresenta interesse em explorar situações novas para as quais nem sempre está preparado, o que facilita a ocorrência de acidentes. Por esse motivo, julga importante o conhecimento dos acidentes mais frequentes em cada faixa etária, para o direcionamento das medidas a serem adotadas para sua prevenção

Por esse motivo, Weber aproveitou a visita do secretário na sessão desta semana e entregou a sugestão a Lopes, para que estude a possibilidade de viabilizar a proposta.

Sobre o Projeto de Lei

No projeto entregue ao secretário, ficam obrigadas todas as escolas e creches públicas e particulares a realizarem curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros anualmente, sendo que todos os funcionários das escolas e creches deverão participar do curso previsto.

Ainda conforme a proposta apresentada, os cursos deverão ser ministrados por entidades especializadas e/ou com a participação de profissionais do SAMU. (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com periodicidade anual, com carga horária mínima de 2 horas.

19.06.2018 - 14:15
Vereadores aprovam todos os projetos votados na casa

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 18, seis projetos de lei que tramitavam na casa legislativa. Dentre eles, a pedido do Executivo Municipal, o Projeto de Lei Complementar 006/18, incluído

14.06.2018 - 16:30
Reunião da Superintendência Regional do Planalto da Corsan é realizado na Câmara de Vereadores.

Aconteceu nesta quinta-feira, 14, na Câmara Municipal, a 29ª Reunião da Superintendência Regional do Planalto (SURPLA) da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). O evento,

12.06.2018 - 14:00
Projetos sobre remuneração dos membros da JARI e Estacionamento Rotativo Pago aprovados na Câmara.

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 11, durante sessão ordinária, os dois Projetos de Lei que estavam em votação.   Projeto 009/18 – Remuneração

07.06.2018 - 10:00
Comunidade terá 15 dias para apresentar emendas ao projeto do Plano Diretor.

Tramita na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei Complementar nº005/18, do Executivo Municipal, que traz alterações ao Plano Diretor. Conforme necessidades percebidas

Sessão Ordinária nº 351 (25/06/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 25 de junho, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.