09 . 03 . 2018 - 13 : 10

Programa Selo Escola Verde é encaminhado como indicação ao Executivo

Foi apresentado ao secretário municipal de educação e Cultura do município de Carazinho, Lucas Gabriel Lopes, um ante projeto de autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, o qual propor a criação do Programa “Selo Escola Verde” na rede municipal de ensino. A proposta consiste na certificação ambiental para escolas do Município que desenvolverem projetos e ações para educação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Durante o encontro da vereadora com o secretário, Janete explicou que no projeto está previsto a implantação, funcionamento e controle de atividades através de um comitê que definirá as escolas merecedoras do selo a cada dois anos. Já a entrega dos certificados ambientais e de presença de todas as escolas, instituições públicas ou privadas, envolvidas no programa, deverá ocorrer na semana do dia 5 de junho, data que contempla a Semana do Meio Ambiente.

O secretário Lucas Lopes se mostrou bastante interessado na proposta que, segundo ele, vem de encontro ao Projeto Escolas Sustentáveis que é realizado desde 2017 com a parceria do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul, Promotoria Especializada de Carazinho, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade – UniBio. Ele tem o objetivo de fortalecer o hábito e o comportamento sustentável nas escolas, família e no meio circundante, proporcionando mudanças de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre a comunidade escolar.

Diante disso, o secretário falou da possibilidade de englobar os dois programas, visando melhorar os indicadores de sustentabilidade da escola como o consumo de água e energia, diminuição de resíduos sólidos e biodiversidade, entre outros, pois o Selo Escola Verde serviria de incentivo ainda maior para professores e alunos, no desenvolvimento dos projetos voltados à sustentabilidade.

18.09.2018 - 14:17
Sessão solene homenageia Tradicionalistas Destaque 2018

Com o objetivo de homenagear personalidades que atuam ou atuaram no desenvolvimento do tradicionalismo no município e em comemoração às festividades farroupilhas, a Câmara

18.09.2018 - 10:21
Definido local das provas do Concurso Público

A banca responsável pela execução das provas do concurso público da Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho divulgou ontem, 17, o edital nº 05/2018, contendo

17.09.2018 - 18:33
Dois projetos aprovados em sessão ordinária

Em horário especial, a sessão ordinária desta segunda-feira, 17, iniciou às 17h para a apreciação de três projetos de lei, 51 requerimentos e 20 indicações. Na

14.09.2018 - 08:55
Quatro projetos serão apreciados nesta segunda-feira

A sessão ordinária desta segunda-feira, 17, foi antecipada e acontecerá às 17h devido à realização da sessão solene da Semana Farroupilha, que acontecerá

Sessão Ordinária nº 364 (24/09/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 24 de setembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei Complementar 003/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Altera o Código de Posturas do Município; 2. Projeto de Lei 043/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Dispõe sobre a divulgação das leis, decretos, portarias e outros atos normativos do Município de Carazinho pelo Poder Executivo; 3. Projeto de Lei 051/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Institui o Programa "Adote uma Unidade Básica de Saúde" no Município de Carazinho - RS e dá outras providências; 4. Projeto de Lei 058/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Institui o Programa "Empresa Amiga da Escola" no âmbito do Município de Carazinho. 5. Projeto de Lei 070/18 de autoria do Vereador João Pedro, o qual Institui a "Semana Municipal de Combateà Violência contra a mulher".