Definidas as homenageadas que receberão a Honraria Leoni Lemes da Silva

06/03/2018 09:52:00

Foram definidas as homenageadas da sessão solene do dia 12 de março, quando será entregue a Honraria Leoni Lemes da Silva. Após reunião da comissão, instituída pelo presidente da Câmara Márcio Hoppen, ficou acordado que a honraria será entregue neste ano a: Anelise Schell Almeida e Salete Marines Schverts.

A definição ocorreu após análise dos currículos apresentados na última segunda-feira (05), durante a reunião da comissão responsável pela escolha das homenageadas, conforme previsto na Lei Municipal, que institui a entrega deste título a mulheres que tiveram relevantes serviços prestados na comunidade carazinhense.

A sessão solene iniciará às 14horas e logo após será dado início a sessão normal da Câmara, ambas abertas ao público.

A Honraria

A homenagem era antes denominada “Mulheres Destaques”, porém, teve uma alteração em 2017 passando a se chamar “Honraria Leoni Lemes da Silva”, como forma de reconhecimento do Legislativo com a política pública de proteção a mulher. Isso porque, Leoni Lemes da Silva é um dos muitos casos de mulheres do nosso município que sofreu violência doméstica familiar e acabou tendo sua vida ceifada no dia 28 de setembro de 2003. Mulher simples mãe de dois filhos, na época com 13 e 8 anos, tendo como profissão doméstica que teve sua trajetória de vida interrompida de forma trágica. Na época, não havia a Lei Maria da Penha, nem uma política pública voltada a essas situações, que vieram somente em agosto de 2006, com a sanção da Lei pelo Governo Federal.

Currículos:

Confira abaixo os currículos das homenageadas, conforme disponibilizado à Câmara de Vereadores:

Anelise Schell Almeida possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio (2005), Especialização em Saúde Coletiva: ênfase em sanitarismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen RS (2008), Mestre em Envelhecimento Humano UPF Passo Fundo RS (2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde Coletiva e Gestão Pública. Atuou como secretária de saúde nos municípios de Caiçara (2006-2008) e Carazinho RS (2011). Atuou como Coordenadora de Ensino (2012 a 2014) e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da ULBRA Campus de Carazinho (2011 a 2012 e em 2016). Atuou como docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da SETREM em Três de Maio RS (2015) e docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem ULBRA Carazinho RS. Atualmente é Secretária Municipal de Saúde de Carazinho.

Salete Marines Scherts formou-se como cabeleireira no ano de 1992, onde abriu o próprio salão. Dentre as formações, possui mais de 200 cursos na área de beleza, muitos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.  Realiza mensalmente o “Dia da Beleza” no asilo e casas geriátricas do município; diretora da academia “De A a Z”, que ministra cursos na área da beleza e há quatro anos leva os alunos para realizarem trabalhos voluntários nos bairros carentes da cidade; parceria da Assistência Social, onde oferece para a comunidade cortes, pinturas, maquiagens e todos serviços de salão de forma gratuita, entre outras.