Definida data para entrega da Honraria Leoni Lemes da Silva

01/03/2018 11:34:00

Acontecerá no dia 12 de março, na Câmara de Vereadores de Carazinho, a entrega da Honraria Leoni Lemes da Silva. A distinção é reservada às mulheres do município que tiveram relevantes serviços prestados na comunidade carazinhense, prevista na Lei Municipal 7.645/13, de autoria do vereador Daniel Weber.

As homenageadas deste ano ainda não foram divulgadas pela comissão de vereadores responsável, contudo, por uma solicitação em plenário na última sessão da Câmara, ficou definida a data para a realização da sessão solene, onde será feita a entrega desta honraria.

A Honraria

A homenagem era antes denominada “Mulheres Destaques”, porém, teve uma alteração em 2017 passando a se chamar “Honraria Leoni Lemes da Silva”, como forma de reconhecimento do Legislativo com a política pública de proteção a mulher. Isso porque, Leoni Lemes da Silva é um dos muitos casos de mulheres do nosso município que sofreu violência doméstica familiar e acabou tendo sua vida ceifada no dia 28 de setembro de 2003. Mulher simples mãe de dois filhos, na época com 13 e 8 anos, tendo como profissão doméstica que teve sua trajetória de vida interrompida de forma trágica. Na época, não havia a Lei Maria da Penha, nem uma política pública voltada a essas situações, que vieram somente em agosto de 2006, com a sanção da Lei pelo Governo Federal.