23 . 02 . 2018 - 10 : 57

Vereador propõe a criação do Programa Restaurante Solidário

A proposta foi lançada pelo vereador Fábio Zanetti ainda em 2017 com um anteprojeto encaminhado ao Executivo Municipal, o qual sugere a criação do Programa Restaurante Solidário no município de Carazinho. A ideia foi bem aceita pelo prefeito municipal na época e por isso, Zanetti tem buscado parceiros para a efetivação deste projeto.

O projeto tem como objetivo principal servir almoço no valor de R$ 1,00 possibilitando que pessoas carentes tenham um alimento diário digno. Para que isso aconteça, o vereador tem buscado o apoio da prefeitura municipal, secretaria de assistência social, associações que  possam gerir o Programa, Governo Estadual e Federal.

Cabe destacar que já existe a nível federal um programa nesses mesmos moldes, tendo a possibilidade de repasse do Governo para a efetivação deste projeto. No manual do Programa Restaurante Popular do Governo Federal explica que este “é um dos programas integrados à rede de ações e programas do Fome Zero, política de inclusão social estabelecida em 2003. O bom funcionamento deste programa é papel do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e espera-se, com ele, criar uma rede de proteção alimentar em áreas de grande circulação de pessoas que realizam refeições fora de casa, atendendo dessa maneira, os segmentos mais vulneráveis nutricionalmente”.

Desde a sua criação, o programa já conta com 100 destes restaurantes em todo o país, e por esse motivo, o vereador acredita que Carazinho possa ser uma das cidades que pode proporcionar essa melhora de vida às pessoas carentes. Por esse motivo vem trabalhando diariamente para que o projeto saia do papel e tenha sua efetivação, prova disso é uma emenda na LOA no ano passado já prevendo a criação deste programa.

Outro fato importante que necessita ser criado é o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, este será o responsável por gerir os trabalhos, além de uma entidade interessada em abraçar a causa e dar andamento nos trabalhos de forma responsável.

17.08.2018 - 09:55
Pauta da sessão conta com três projetos para a apreciação

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 06, terá três projetos para apreciação, sendo apenas dois deles do Poder Executivo e um do

15.08.2018 - 13:51
Executivo retira projeto que autoriza comércio nos domingos e feriados nas rodovias

Foi retirado na última sexta-feira, 10, o projeto de lei complementar 007/18 do Poder Executivo que tramitava na Câmara de Vereadores. O projeto alterava a Lei Complementar 03/85, incluindo

14.08.2018 - 15:05
Aprovado projeto que institui Dia Municipal do Leonismo

Reconhecendo o belíssimo trabalho desenvolvido pelos Leões e Leoas do município e de suma relevância social para a comunidade, a vereadora Janete Ross de Oliveira, apresentou

14.08.2018 - 11:24
Legislativo buscando parcerias para o primeiro emprego

Com o intuito de apresentar o Anteprojeto de Lei sobre orientação profissional para o primeiro emprego, a vereadora Janete Ross de Oliveira recebeu em seu gabinete, na última

Sessão Ordinária nº 359 (20/08/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 20 de agosto, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei 060/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Extingue, cria e altera padrão de Cargos em Comissão e Função Gratificada na Organização Administrativa Básica do Município; 2. Projeto de Lei Complementar 008/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação aos Arts. 61 e 140, ambos da Lei Complementar nº 218/18. 3. Projeto de Lei 060/18 de autoria da Vereadora Janete Ross, o qual Cria o Programa "Talentos de Casa".