Moradores da Rua Pernambuco não perderão suas residências

21/08/2017 21:03:00

Foi anunciado aos moradores da Rua Pernambuco, minutos antes de iniciar a sessão ordinária de segunda-feira (21), de que o Juvenato não dará continuidade na ação de reintegração de posse movida contra alguns moradores que moram lá há mais de 30 anos. A decisão foi informada ao Legislativo durante uma reunião com o presidente Estevão De Loreno e a vereadora Janete Ross e Oliveira.

O assunto chegou até a Câmara pelo gabinete da vereadora, onde um grupo de moradores relatou a situação e reivindicou apoio do poder Legislativo nesta questão. Desta forma,foi convocada uma nova reunião com os moradores, desta vez com a presença do assessor jurídico da prefeitura Antônio Azir e do presidente Estevão De Loreno. Na oportunidade os moradores alegaram que as moradias estão construídas desde 1983 e a entidade declara em processo que as mesmas estão no terreno desde novembro de 2016.  Por esse motivo, as famílias procuraram ajuda do poder público, através da vereadora, para que haja uma solução desde que ninguém fique desassistido.

Nesse sentido, o assessor jurídico da prefeitura Antônio Azir tranqüilizou os moradores e disse ser de interesse do poder Executivo fazer um comodato com os moradores, ou seja, doando parte do passeio público, que hoje invade um trecho da rua, para que não haja demolição nas casas. Já em relação às residências que estão dentro do terreno requerido pela instituição, durante uma reunião, afirmou ser de interesse do Juvenato uma negociação para que as famílias permaneçam na área, sendo que já estão lá há muitos anos e que não justifica somente agora a reintegração de uma pequena área.

Após o diálogo com entre o Juvenato e Câmara, a vereadora Janete Ross de Oliveira se deslocou até a Rua Pernambuco para convidar a todos os moradores para que se fizessem presentes na sessão de segunda-feira, onde seria feito comunicado a todos das definições concluídas na reunião da última semana.

Durante a sessão ordinária, a vereadora Janete Ross de Oliveira destacou a sua preocupação com o que vinha acontecendo com os moradores da Rua Pernambuco, local de “pessoas trabalhadores, honestas  que vínhamos lutando para ter esgoto, calçamento e soubemos que aqueles moradores estavam sendo retirados de suas casas”. Da mesma forma os vereadores Estevão De Loreno e Daniel Weber, que participaram do anúncio aos moradores de que eles não serão retirados do local. Isso só foi possível graças a uma sensibilização dos vereadores com o Juvenato, que “prontamente destacou a sua preocupação com o social, por isso, na próxima semana estaremos efetivando a cessão de uso das residências que já estão lá instaladas”, declarou a vereadora.