Sancionada Lei que institui Programa Juventude Legislativa em Carazinho

04/07/2017 13:30:00

Foi sancionada pelo prefeito municipal Milton Schmitz a criação do Programa Juventude Legislativa, de autoria do vereador Lucas Gabriel Lopes. A Lei 8.227, está em vigor desde o dia  20 de junho e, já neste segundo semestre, iniciará o processo de sensibilização e levantamento de interessados junto às Escolas de Carazinho.

A intenção do programa é incentivar para que jovens estudantes conheçam e participem, de forma pedagógica, dos projetos relacionados ao Poder Legislativo. É a partir deste programa que o vereador pretende fomentar novas e boas lideranças para o município.

O Programa:

O projeto de criação deste programa foi protocolado na casa em maio deste ano com a finalidade de  despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a  integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Sendo assim, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Foi unindo todas essas ideias que o vereador elaborou o projeto que institui no município o Programa Juventude Legislativa, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito municipal.

A partir de agora, já com a lei sancionada, o vereador busca proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal de Carazinho, possibilitando aos alunos o acesso e conhecimento dos vereadores e as propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade. Com isso, pretende-se oportunizar momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população.

Através do Programa Juventude Legislativa se possibilitará situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento. Esta é uma meta do vereador que tem um trabalho muito forte em fortalecer as lideranças juvenis do município, a começar pelos grêmios estudantis das escolas.