Vereador Erlei Vieira representa Legislativo no Congresso Internacional Crack e outras Drogas

Na semana passada aconteceu no auditório da UFRGS em Porto Alegre o 1º Congresso Internacional Crack e outras Drogas. Foram três dias de conferências, painéis e oficinas, o evento recebeu participantes de diversos países como Argentina, México e Colômbia.

Durante o evento foram abordados diversos temas como prevenção, a repressão até o tratamento ao dependente químico. Os palestrantes apresentaram números alarmantes quanto ao consumo de Crack no Brasil que ultrapassa a  2 milhões de usuários.

Segundo a pesquisadora da UNIFESP Solange Nappo que apresentou uma breve história do Crack, existem registros do consumo do Crack há aproximadamente 20 anos, nesse período a droga sofreu diversas mudanças, pois a forma inicial levava rapidamente a morte, devido a esse fato os traficantes elaboraram uma composição menos letal, em que se acredita dar ao usuário uma expectativa de vida em torno de 10 anos.  Foi ressaltado por Solange que, " As principais causas de morte entre dependentes são homicídios em consequência do uso de drogas, como também a contaminação e morte pelo vírus da AIDS."

Outro fator abordado no evento foi à importância da família no tratamento e na prevenção ao uso de drogas, sendo apontado também a importância de canalizar recursos públicos para a construção de uma estrutura que possa atender os dependentes principalmente do Crack que necessita de uma equipe qualificada  e multidisciplinar que de suporte e preste atendimento inicial e que esteja a disposição nas possíveis recaídas que são constantes.

Ao fim do Congresso, foram muitas as discussões sobre a drogadição e suas consequências para o usuário e a sociedade. A maior parte dos participantes acredita que o melhor a se fazer para enfrentar esta epidemia é a PREVENÇÃO, como conclui o Psiquiatra Dr. Eduardo Kalina "Devemos incluir nos dez mandamentos o décimo primeiro NÃO USAR DROGAS, esta atitude sim é eficiente para erradicarmos este mal que ataca toda sociedade".

Segundo avaliação do Vereador Erlei Vieira "O Congresso foi um sucesso e com certeza iniciativas assim se multiplicarão por todo o Brasil, visando principalmente à prevenção ao uso de Drogas, destaco ainda a participação do YACAMIM que ministrou uma das 16 oficinas oferecidas e representou muito bem o município. Ao analisar o problema a nível mundial acredito que estamos no caminho certo para alcançarmos sucesso no controle da epidemia do CRACK e com certeza iremos melhorar ainda mais com o apoio do Executivo, do Legislativo, de Entidades de Classe, do Governo do Estado, Governo Federal, Ministério Público e Imprensa,  enfim todos que se somarem nessa luta serão bem vindos, concluiu o Vereador." .