Aneel anuncia revisão tarifária com 6,54% para grupo de baixa tensão

27/04/2017 13:55:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica –ANEEL realizou na noite da última quarta-feira (26) uma audiência pública no município de Cararazinho que discutiu sobre a revisão tarifária periódica da Eletrocar. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores e era voltada especialmente aos consumidores de energia elétrica, porém, pouco público se fez presente para discutir o tema.

De qualquer forma, foi apresentado pela agência reguladora quais os fatores analisados para esta revisão e apresentaram relatórios feitos durante os últimos meses e como se chegou até o valor em questão. De acordo com uma pesquisa, onde 200 pessoas da comunidade foram entrevistas e responderam sobre a qualidade do atendimento e serviço prestado, a Eletrocar foi avaliada em 75,49, ficando acima da média da região e Brasil que é de 74,30 e 64,86, respectivamente.

Após isso, foi apresentado a todos os presentes a revisão que passará a vigorar a partir de julho deste ano. A média do aumento ficou de 10.41% na conta da Energia Elétrica, em alta tensão será de 20% e baixa tensão (residencial) de  6.54%. Os fatores envolvendo esses números foram todos apresentados pela Aneel e que oportunizou aos presentes espaço para questionamentos e colocações que pudessem contribuir com as informações repassadas.

O vice presidente do Conselho do Consumidor da Eletrocar, Airton Link falou em nome de todos os consumidores de energia elétrica e destacou que o conselho não saberia dizer “se o cálculo está correto ou não, mas na última revisão tarifária, o consumidor teve que arcar com o um cálculo em que gerou a bolha financeira na empresa, ficando a empresa entre as mais caras do país na cobrança de energia elétrica”, afirmou.

Na audiência a Eletrocar esteve representada por alguns membros da diretoria, gerência e membros do conselho, os vereadores Estevão De Loreno e Daniel Weber também participaram da discussão.