Câmara entrega título de Mulheres Destaque em sessão solene

06/03/2017 20:37:00

Em noite de homenagens na Câmara de Vereadores, foi entregue na última segunda-feira (06) o Título Mulheres Destaques de Carazinho a duas cidadãs do município, em reconhecimento aos serviços prestados na comunidade.

Inicialmente, foi realizada a sessão ordinária, que foi conduzida pela vereadora Janete Ross de Oliveira e não houve a votação de nenhum projeto, apenas requerimentos. Em seguida, foi iniciada a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Esta homenagem vem de encontro ao que prevê a Lei Municipal 7.645, de autoria do vereador Daniel Weber, a qual institui a entrega deste título a “até, no máximo, 02 mulheres, que serão indicadas por uma comissão de vereadores (...) A indicação deve estar acompanhada de justificativa escrita que evidencie, de forma suficiente, o mérito da homenageada.”. Neste ano, foram homenageadas pelo Poder Legislativo as senhoras Gertrud Bauermann Padilha e Cheila Mayorca de Farias de Freitas.

Após a entrega dos títulos, foi dada oportunidade a Gertrud Padilhaque se pronunciou em nome das homenageadas onde destacou a importância educação e de se ter uma escola de qualidade e cidadã. Ela, por se diretora da Escola Alfredo D’Amore, ressaltou os trabalhos que são desenvolvidos pela escola o que possibilitou transformar o local em destaque pelo ensino. Agradeceu a toda a comunidade escolar que acreditou em seu trabalho.

Em seguida, a secretária de planejamento Maria Meyer, falou em nome do Poder Executivo e destacou a importância do reconhecimento a estas mulheres e estendeu também a todas as mulheres presentes na sessão.

Após isso, o presidente da Câmara Estevão De Loreno foi o primeiro a falar sobre a sessão e aproveitou a oportunidade para homenagear a todas as mulheres. Destacou todas as atividades desenvolvidas pelas mulheres no dia a dia como cuidar dos filhos, trabalhar fora, cuidar do marido, da casa, sempre com amor e carinho. Citou a profissão de cada uma das homenageadas pelo Legislativo, uma dedicando a sua atenção a educação, outra na área da medicina e desenvolvendo projetos sociais em prol da comunidade e que nesta data estão sendo reconhecidas, através desta homenagem.

O vereador Daniel Weber também usou a tribuna, onde ressaltou o importante papel da mulher na vida de uma homem, de uma família, além de estarem trabalhando em prol da comunidade. “Este trabalho que faz diferença na escola, no lar,na sociedade merece ser reconhecido”.

A vereadora Janete Ross de Oliveira foi até a tribuna para falar do orgulho de ser a representante mulher na Câmara de Vereadores e se colocou à disposição para lutar pelos direitos de mulheres, e também convocou a todas as presentes para que participem da política, “vamos nos encher de coragem e ousadia, para traçar os nossos caminhos melhores para o nosso municípios”.

O vereador Tenente Costa também aproveitou a oportunidade para homenagear as mulheres, por se dedicarem as atribuições da casa e fora dela. Fez menção as mulheres “Brigadianas” que iriam ser homenageadas nesta noite, mas devido ao grande movimento na região não poderiam se fazer presentes nesta noite.

O vereador Lucas Gabriel Lopes foi até a tribuna e também destacou a importância da participação feminina  na área da política. Também citou a presença de sua mãe, presente na sessão, fez uma homenagem especial pelo trabalho e dedicação à família.

A sessão contou com a presença do prefeito municipal Milton Schmitz, 1ª Dama e secretária de assistência social Andréia Schmitz, secretário de administração Lori Bolesina e a secretária de planejamento Maria Meyer.