Vereador sugere implantação de horta nas escolas municipais

22/02/2017 11:45:00

Na manhã desta quarta-feira (22) foi iniciada a discussão sobre a realização de uma horta nas escolas municipais de ensino. A ideia é do vereador Clayton Pereira e vem sendo trabalhada junto a Secretaria da Agricultura e Escola Estadual de Ensino Profissional de Carazinho – EEPROCAR.

A intenção do vereador é iniciar pelas creches da rede, atendendo de três a quatro unidades que estejam localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social. Com isso, pretende-se incentivar a prática de inserir no cardápio das crianças uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos. Por esse motivo, Pereira buscou a secretaria de agricultura na intenção de dar o suporte necessário para a confecção das hortas e, a escola para auxiliar nos cuidados com a plantação.

Nesse sentido, foi marcada uma reunião na manhã desta quarta-feira para que pudesse ser esclarecida a ideia principal e também proposta a parceria entre a escola e o município. O encontro ocorreu na EEPROCAR, onde o diretor Celito Lorenzi disse ser parceiro deste projeto, uma vez que pode servir também como estágio curricular para os alunos que fazem o técnico na escola.

Da mesma forma, o secretário de agricultura Aldrin Kayser  colocou a secretaria como uma apoiadora do projeto, por acreditar que esta é uma forma de educar desde cedo as crianças de onde bem o alimento e da importância em adotar uma alimentação saudável.

O coordenador dos estágios da EEPROCAR, professor Valmor Bissoto, também participou da reunião, e destacou o conhecimento que será agregado nas escolas que participarão deste projeto. Segundo ele, será muito além da inserção da alimentação saudável, mas também, conscientizar na preservação do meio ambiente, fabricação de adubo e coleta de lixo.

O próximo passo será a análise por parte da secretaria de agricultura para firmar um acordo de estágio curricular entre o município e a escola. Da mesma forma, a direção ficou de analisar os alunos que ainda não tem estágio definido para que possam estar trabalhando nas creches.

A secretaria educação também será procurada, por ser de sua responsabilidade as creches, e saber se há interesse na implantação desta ideia.