Vereadores solicitam parceria da Ulbra na implantação de projetos voltados à comunidade

30/01/2017 18:50:00

Na tarde desta segunda-feira (30) os vereadores Estevão De Loreno, Janete Ross e Lucas Lopes estiveram na Ulbra Carazinho para oferecer parceria à universidade com alguns projetos que serão apresentados à administração do município. Os projetos estão ligados a saúde e meio ambiente, áreas que são abrangidas pela universidade e, por esse motivo, propostos a diretora.

O primeiro projeto citado foi o da Equoterapia que já possui uma associação e agora está buscando parceiros para a sua implantação efetiva. Para tanto, espera-se um apoio do poder público na elaboração de projetos que garantam recursos para o andamento deste programa. Contudo, a intenção dos vereadores é de que a Ulbra seja uma parceria na divulgação, junto aos seus alunos. Pois a equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

Outro projeto apresentado à diretora da universidade é o “Recicle mais, pague menos”.  Este funciona na cidade de São Leopoldo e que proporciona desconto na conta de luz, através da reciclagem.  A intenção do vereador é enquadrar o projeto dentro Programa de Eficiência Energética (ANEEL), seguindo exemplo da AES Sul e AES Eletropaulo.  Esta ideia será levada novamente a diretoria da empresa que necessita deste investimento e, por este motivo, já está em busca de entidades parceiras na conscientização dos consumidores da energia elétrica.

Por fim, foi destacado também o intuito de iniciar um projeto voltado a saúde preventiva no município e, nesse sentido, foi pensado na utilização dos alunos da universidade para que se tenha maior resultado. Este vai de encontro ao que foi solicitado pela secretária de saúde aos vereadores, pois atualmente o município não tem esse serviço e que faz falta na comunidade.

Após a explicação de todos os projetos, a diretora da Ulbra Mari Taietti disse que a universidade estará apoiando as ideias, inclusive mencionou a participação de equipes para atuar na sensibilização dos projetos mencionados. Além disso, ressaltou a importância do trabalho proposto pelos vereadores e garantiu que a universidade estará “a serviço da comunidade”.

Aproveitando a visita dos vereadores,  Taietti apresentou a eles um projeto de capacitação e acompanhamento de prefeituras e câmara de vereadores, através da Ulbra.  A intenção da reitoria da universidade é que seja  atendida a região, tendo Carazinho como local para a realização doss cursos dentro desta finalidade e que deverá atender os 86 municípios representados, através dos acadêmicos da Ulbra. Disse saber dos desafios que enfrentará no caminho, mas solicitou apoio do Legislativo para que Carazinho seja protagonista regional na capitação e, mais a frente, se tornar a capital da gestão pública.

De imediato, os vereadores apoiaram a ideia e se dispuseram a buscar parceiros na região, até mesmo em visitas de apresentação a outros municípios.