Notícias

Durante sessão vereadores destacam os 86 anos do município

23/01/2017 21:34:00

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (23) não teve nenhum projeto em votação, apenas requerimentos de autoria dos vereadores. Entre eles, três de pedido de informação voltados ao departamento de habitação, abrigo municipal e da pedreira do município.  Diversas indicações também foram protocoladas, a grande maioria voltada a melhorias de ruas e recolhimento de galhos nas ruas da cidade.

Durante a sessão, o vereado Erlei Vieira foi o único ausente  e não teve a convocação de suplente.

Grande Expediente

No grande expediente, o vereador Tenente Costa foi o primeiro a usar a tribuna e destacou o aniversário de 86 do município de Carazinho de emancipação político-adminitrativa, que será comemorado na terá-feira (24). Também destacou a reunião com o prefeito nesta segunda-feira, onde foi anunciado o aumento de 300 vagas nas creches de Carazinho, fato que foi possível através de um remanejo da secretaria de educação e, por esse motivo, foi indicado pelos vereadores para que os pais busquem saber da situação de filhos. 

O vereador Estevão De Loreno foi até a tribuna para agradeceu aos colegas vereadores e os funcionários da câmara pela realização da sessão solene na última sexta-feira (20), onde foram entregues títulos à pessoas da comunidade. Além disso, o vereador falou da realização de uma audiência pública no próximo dia 08 de fevereiro que tratará sobre os animais, que deverá buscar uma união entre as entidades protetoras. “Muito nos deixa feliz, porque o prefeito Milton (Schmitz) quer resolver esse problema”, ressaltou De Loreno. Esse encontro é uma iniciativa da Câmara, onde serão apresentadas ações de políticas públicas voltadas a causa animal.

Anselmo Britzke, o Gauchinho, também foi a tribuna e aproveitou a oportunidade para parabenizar a secretária de educação pelo remanejo nas escolas, que possibilitou a criação de 300 novas vagas nas creches de Carazinho. Também destacou o trabalho da secretaria de obras que está “colocando a mão na massa”, nos bairros. O vereador destacou a indicação feita ao Executivo de abertura da Farmácia Básica nos finais de semana, pois segundo ele, “só quem precisa de remédios e não tem dinheiro sabe da necessidade de se ter este atendimento”, comentou. Para ele, essa ação seria um grande presente para a população mais carente, fazendo referência ao aniversário do município.

O vereador Alaor Tomaz relatou a tensão da comunidade no último final de semana, em relação ao grande número de assaltos no município e demonstrou preocupação com os fatos que vem ocorrendo. O aniversário de 53 anos do clube Farroupilha, que foi comemorado no último final de semana, foi usado como exemplo para mencionar a prevenção da criminalidade e que deve ser pensado pela administração. A situação da Rua Tapera, também foi citada pelo vereador, que disse estar intransitável e por esse motivo já protocolou indicação ao Executivo.

O vereador Lucas Lopes falou do trabalho voluntário desenvolvido pelo Comitê de Educação no Trânsito, que tem como finalidade desenvolver atividades educativas no trânsito. “A ideia é trazer a comunidade toda para o comitê, em busca da paz no trânsito”, relatou. Por esse motivo, foi realizada uma reunião na secretaria de educação em busca de uma ação contínua no município, com um trabalho a médio e longo prazo. Também citou da reunião  realizada nesta segunda-feira, onde foi apresentado o projeto do trânsito elaborado em 2005 e que deverá ser adaptado para a realidade atual da cidade. Além disso, informou que no dia 09 de março, às 19h 30min acontecerá uma reunião com as entidades ligadas ao trânsito para explanação de ideia do plano de mobilidade urbana, que deverá ser iniciado. A audiência será realizada na câmara de vereadores.

O vereador Márcio Hoppen convidou a todos os presentes para que participem das atividades do aniversário do município, que terá ações durante todo o dia, “todas humildes, dentro do orçamento atual do Executivo”. Destacou, ainda, a mudança de atitude nas secretarias e a disposição dos secretários em querer fazer, citando o exemplo da criação de novas 300 vagas em creches dos municípios, anunciada na tarde desta segunda-feira.

Já a vereadora Janete Ross de Oliveira destacou o trabalho de reciclagem em pneus por uma família de Carazinho e disse que está sendo pensado em um projeto voltado a reciclagem do lixo no município. Também falou dos 86 anos de Carazinho, onde relatou que está residindo em Carazinho há 14 anos, nove como diretora da Escola Ernesta.

O vereador Gian Pedroso falou da iniciativa do presidente do Atlético que tem uma proposta de reerguer o clube e, por este motivo, destacou a importância do apoio das pessoas comunidade para que isso ocorra. Além disso, destacou a causa animal, que vem sendo uma bandeira do vereador nos últimos anos e, na atual administração não obteve retorno das indicações que eram feitas por ele, via gabinete. Ao contrário do atual prefeito Milton Schmitz, que já apontou um possível local para a realização da castração dos animais e, inclusive, citou a audiência pública que será realizada no dia 08 do mês quem vem, para tratar do centro.

O vereador Fábio Zanetti destacou a presença da diretoria do CMPD, escolhida nesta segunda-feira (23), e se colocou à disposição do conselho para que juntos consigam construir uma cidade mais inclusiva a todos. Falou do trabalho do primeiro mês na câmara e disse estar bastante contente com o que vem acontecendo, pois sente uma “esperança de um Carazinho melhor de se viver”, afirmou.

O último vereador a fazer uso da tribuna foi João Pedro Albuquerque de Azevedo, que iniciou o discurso dando parabéns a realização da sessão solene da última sexta-feira e, aproveitou, para dizer o quanto tem sentido a esperança das pessoas de que possa ser feito algo diferente nos próximos quatro anos.  Lembrou das administrações anteriores, onde nada dava certo e nada acontecia. Aproveitou o momento para citar algumas ações que podem dar a Carazinho  esperança. A primeira delas é a venda das PCH’s, que representa uma esperança de reerguer a Eletrocar que é muito importante pelos. Decisões relacionadas com o trânsito que já foram anunciadas e devem ser técnicas e impessoais, para mostrar a importância de se ter mobilidade urbana. O Bolsa atleta também foi destacado pelo vereador como uma ação positiva da atual gestão. Além disso, convidou a todos para uma reunião na próxima quinta-feira, com pessoas vinculadas a causa animal, onde será pensado em uma política pública de forma técnica que deverá ser apresentado à comunidade na audiência pública.

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×