Vereadora propõe parceria com a UPF

18/01/2017 08:20:00

A vereadora Janete Ross de Oliveira esteve na Universidade de Passo Fundo – UPF, campus Carazinho e apresentou algumas propostas de parceria entre a comunidade do bairro Oriental e a universidade. A intenção da vereadora é dar mais espaços de lazer para as pessoas que moram no bairro, juntamente com a UPF que faz parte dali.

Entre os assuntos, a vereadora destacou a procura de uma área para que seja feita uma praça para os moradores e aproveitou o momento para solicita sugestões do diretor da unidade Hélio Büllau a fim de proporcionar um ambiente agradável a todos e seguro. As propostas devem ser analisadas pela universidade e, em breve, será dado um retorno ao Legislativo.

COAJU

Além da conversa com o diretor do campus, a vereadora Janete aproveitou para conhecer o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí – COAJU, que funciona junto a universidade. O comitê é uma instância social, democrática e deliberativa, onde a população e usuários da água, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas da Bacia.

O Coaju realiza ações em prol da qualidade e da disponibilidade das águas da região. Neste contexto, o planejamento do Comitê busca estabelecer mecanismos jurídicos-institucionais de gestão e ordenamento dos recursos hídricos, mecanismos econômicos de sustentação da gestão no longo prazo, bem como a indicação de intervenções estruturais e não estruturais que garantam a concretização das metas qualitativas e quantitativas desejadas. Tudo isso sob uma perspectiva ampla de participação do setor público e da sociedade no processo de planejamento e de implementação do Plano, harmonizando os interesses dos diversos segmentos intervenientes no uso e na proteção dos recursos hídricos.