Vereadores buscam na assistênca social novo local para a instalação do MOFECOM

11/01/2017 11:30:00

A situação da atual sede do Mofecom foi discutida nesta quarta-feira (11) com a secretária de assistência social Andréia Schmitz. O assunto foi levado até o Executivo pelos vereadores Janete Ross de Oliveira e Lucas Lopes, que expuseram a necessidade de um novo local para que o movimento continue prestando o seu atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Sabe-se que o município carece de locais para disponibilizar as entidades, mas após muito diálogo entre os vereadores e a secretária foi possível se pensar em algumas parcerias que podem beneficiar a entidade. Contudo, deve-se fazer o contato com  algumas instituições para saber da possibilidade de cedência de uma sala para o atendimento às mulheres, como antes era feito. Caso não seja demonstrado interesse por nenhuma das entidades citadas na reunião, a secretária destacou também o interesse do prefeito de reformar o prédio em que o Mofecom está instalado, mas que demoraria um pouco mais para ser efetivado.

Além disso, foram tratados outros assuntos referentes à secretaria, como a reativação do Centro de Lazer da Terceira Idade – Celti. A intenção de Schmitz é estabelecer parcerias com as universidades e disponibilizar os alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, por exemplo, para que desenvolvam atividades com os idosos. Ainda sobre a terceira idade, a secretária destacou a organização dos grupos como o calendário de eventos dos grupos com as domingueiras que vão iniciar no mês de março.

Outro assunto em pauta foi o abrigo municipal, onde os vereadores questionaram a situação do local e como tem sido o seu funcionamento. A secretária disse que a casa está funcionado muito bem e inclusive falou  dos programas existentes no município  como o Programa Família Acolhedora e Apadrinhamento Afetiva que buscam recolocar as crianças e adolescentes na comunidade. Para ambos é necessário um cadastro para saber se os interessados se encaixam nos requisitos.

O programa Primeira Infância Melhor – PIM, também foi tratado na reunião, onde a vereador Janete questionou o funcionamento do programa, contudo Andréia destacou que ele terá mudanças, passando pelo nome que terá alteração e se chamará “Infância Feliz”. De acordo com a secretária, o trabalho realizado pelos agentes do programa é basicamente a orientação de famílias por meio de visitação domiciliar, semanal, através de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família.

Além disso, a secretária também comentou de um estudo que está sendo feito por toda a equipe para se conseguir recursos e implantar projeto no município. Também falou na importância de se trabalhar a prevenção nos bairros e para isso estuda-se uma parceria com os representantes de cada comunidade para que se tenha a totalidade da comunidade atingida pela assistência. A reunião contou ainda com a presença da assessora do vereador Lucas, Camila Rosado.