Notícias

Segurança pública é tema de reunião no legislativo.

1 min atrás

No final da manhã de hoje, no Plenário da Câmara Municipal de Carazinho, reuniram-se o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Gilnei Jarré, a Vereadora Sandra Citolin, o Vereador Felipe Sálvia, o Vereador Leandro Adams, a Promotora de Justiça Clarissa Amélia Simões, o Promotor de Justiça Denilson Belegante, e os representantes de entidades de classe do município Adejarme Pereira - Presidente da UACC, Jocélio Nissel Cunha - Presidente da ACIC, Azelar Kissmann - Presidente do HCC, João Batista de Souza - Delegado de Polícia, Danilo Dal Zoti Flores - Delegado de Polícia, Tenente Coronel Antônio Carlos da Cruz - Comandante do 38º BPM, o Diretor do Departamento de Trânsito do Município, representando o Senhor Prefeito Municipal, Idir Cecconello - Presidente do CONSEPRO, Erselino Achylles Zottis - Presidente da SCVS, Wanderlei Paulo Conte - CDL e Nadja Hartmann - Diário da Manhã, para tratar de assuntos relativos à segurança pública no Município.

O Presidente do Legislativo Gilnei Jarré iniciou a reunião apresentando algumas reclamações dirigidas à Câmara Municipal da população em geral, e do comércio local  acerca do tema segurança pública. Com o objetivo de fomentar um debate entre autoridades e representantes das entidades de classe, em busca de sugestões que venham gerar soluções para este problema foi proposta esta reunião.

Segundo Jarré "é necessário tomar uma atitude em conjunto, e achar uma solução para que a cidade volte a ser um pouco mais segura. As câmeras de vídeo-monitoramento podem contribuir neste contexto, as que já foram implantadas devem estar em pleno funcionamento e necessitamos de mais pontos. Além disso, a necessidade de diversos dispositivos para tentar traçar alguma alternativa para trazer a segurança necessária ao município.".

Diante das reclamações recebidas pelo Legislativo o Presidente do SCVS, Erselino Achylles Zottis afirmou que o número de ocorrências e as reclamações recebidas pelo legislativo não retratam a real situação que o comércio enfrenta hoje, no que diz respeito aos pequenos furtos que muitas vezes não são informados. As autoridades presentes destacaram a importância do registro destes delitos, esta atitude do comércio vem a alimentar a sensação de impunidade dos infratores e aumentar a cifra negra que contabiliza estes delitos não registrados.

Além dos pequenos furtos vem crescendo no município outros delitos como os assaltos à mão armada nas residências, que são muitas vezes motivados por meliantes da região. Destacou Jocélio Nissel Cunha, Presidente da ACIC.  

É importante ressaltar que alguns passos foram dados, como o aumento do efetivo da Brigada no município, mas é necessário avançar mais, temos apenas cinco (5) câmeras de monitoramento e destas apenas três (3) em funcionamento, é necessária que todas estejam em plena atividade e a ampliação deste sistema, segundo o Tenente Coronel Antônio Carlos da Cruz "as câmeras auxiliam o trabalho da brigada, mas para alcançar um aumento na segurança efetiva é necessário um conjunto de ações estratégicas, como a identificação dos pontos que necessitam de maior policiamento dentre outras ações.".

A promotora de Justiça Clarisse Amélia Simões elogiou a atitude da Câmara Municipal em promover este debate. "E ressaltou o aumento da criminalidade no município principalmente por menores de idade." Eles são serviço barato e fácil para os traficantes. Contudo, houve uma diminuição no município nesse sentido. Os adolescentes infratores estão hoje em liberdade assistida ou internados, ou em vias de serem internados. "Isso amenizou a situação.".

Todos os presentes foram unanimes ao respaldar o trabalho realizado pela Brigada Militar e a Polícia Civil no município, apesar de passarem por diversas dificuldades como a falta de efetivo e a estrutura precária, realizam ótimo trabalho. O promotor de Justiça Denilson Belegante  destacou "nunca teve tanto traficante preso, além de questões de brigas, várias pessoas presas. Juízes são duros, firmes nas sentenças. A população como um todo precisa enfrentar, ter coragem, para que os criminosos não permaneçam soltos. A população precisa denunciar concluiu".

A Promotora de Justiça comentou que o judiciário oferece sistema de proteção a testemunhas, para preservar a vítima. Existem formas de preservar a identidade das vítimas. Mesmo que se corra um risco, esse é necessário para ajudar a combater a criminalidade. Há necessidade de uma conscientização da comunidade para que ela denuncie.

O Vereador Felipe Sálvia ressaltou sobre as constantes reclamações recebidas da comunidade, sobre a questão da segurança. Muitos roubos para trocar por drogas. Queremos com essa reunião ajudar, buscar força política. A Polícia Civil é abandonada hoje pelo Estado. Segundo Sálvia "Há necessidade de criar um plano municipal de segurança pública no município de Carazinho. Criação de uma guarda municipal, uma reivindicação de toda população e sugestão de todos os vereadores.".

 

Para vereadora Sandra Citolin devem-se pontuar de tempos em tempos as ações realizadas. Até um tempo atrás havia preocupação maior com furto e roubo. Hoje, já diminuiu. Observa-se, o patrulhamento em todos os turnos nos bairros. Devemos, nesse momento, trabalhar com o serviço de inteligência, todas as autoridades e comunidade. É necessária a audiência pública para melhorar as questões pontuais sobre segurança pública.

O Vereador Leandro Adams relacionou o aumento da criminalidade no município com a epidemia do crack, segundo ele "se combater o crack, reduzirá significativamente a questão de delitos".

A promotora por sua vez destacou a prevenção ao uso de drogas como um fator essencial para combater esta epidemia, e em consequência alcançar uma diminuição na criminalidade. Ações já estão ocorrendo, reduzindo a criminalidade entre os jovens que estão inseridos em alguns programas como o YACAMIN, AABB Comunidade. Clarissa destaca a "necessidade de convocar reunião com o Prefeito Municipal, para que se trate da questão do orçamento para se investir nesses programas específicos para crianças e adolescentes que estão na rua.".

Ficou acordado que será realizado, uma audiência pública, envolvendo toda comunidade, entidades de classe e com a presença de autoridades inclusive  do Senhor Prefeito Municipal Aylton Magalhães, para se debater e estabelecer prioridades, dentro do município para Segurança Pública.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×