Situação financeira da Eletrocar é motivo de pedido de informação na Câmara de Vereadores

03/01/2017 09:50:00

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (02) foi protocolado o primeiro pedido de informação deste ano e também da nova Legislatura que assumiu o Legislativo. O requerimento questiona alguns dados da Eletrocar que foram apresentados à nova diretoria no último sábado (31).

Desta forma, os vereadores Daniel Weber, autor do requerimento, Erlei Vieira, Estevão De Loreno, Gian Pedroso, Janete Ross de Olvieira, Lucas Lopes, Luis Fernando Costa e Márcio Hoppen  questionaram sobre o parcelamento dos ICMS, o valor atualizado do imposto devido ao Estado, qual o valor do parcelamento mensal, a projeção do valor para os próximos seis meses, se a empresa tem condições de cumprir com o pagamento acordado, a relação de dívidas com os bancos públicos e privados e se há contratos de financiamento que constam as PCH’s (usinas) de Colorado e Mata Cobra como garantia.

Devido a situação da empresa e o interesse de todos que a Eletrocar volte a ser uma empresa que dê lucros, e não só prejuízos, todos os vereadores pediram para assinar junto o requerimento de pedido de informação. Isso porque foi informado aos vereadores de que a venda das usinas que tinha até data marcada para o leilão, iria ocorrer em função da existência de um contrato onde as PCH’s  constam como garantia e precisariam ser vendidas para o pagamento da dívida com  um banco.

Sendo assim, os vereadores querem agora solicitar a documentação para saber se esta informação realmente é verídica e correr atrás para tentar reverter esta situação. Além disso, o valor de ICMS devido ao Estado é muito alto, tendo como valor da parcela para os próximos seis meses acima de R$ 1 milhão. A situação preocupa a todos, pois da forma em que a empresa está ela se torna inviável.

A possibilidade levantada na tribuna pelos vereadores é de renegociar a dívida com o Estado, para tentar amenizar a situação e torná-la viável. Também foi sugerida a diminuição dos salários do presidente, diretores e conselheiros. Para os legisladores estas são pequenas ações que podem ser tomadas, sem contar uma tentativa de renegociação da dívida com os bancos.

Contudo, aguarda-se a resposta deste pedido de informação para que se possa pensar em uma forma de tentar amenizar a situação e fazer com a empresa volte a ser a concessionária de energia que gera orgulho aos carazinhenses.