Aprovado o projeto de Abertura de Crédito repasse do Passe Livre Estudantil

05/12/2016 19:45:00

Foi aprovado por unanimidade o único projeto colocado em apreciação na sessão ordinária da última segunda-feira (05). O projeto 099/16, o qual prevê abertura de Crédito Especial no orçamento deste ano que, se deve em decorrência do repasse de valores atrasados do Estado neste ano de 2016, valores estes referentes ao Programa Passe Livre Estudantil, de competência do ano de 2015.

O valor do crédito será de R$ 18 mil, que será retirado do Auxílio Financeiro a Estudantes para a rubrica “Despesas Exercícios Anteriores”. Ainda conforme o projeto, o valor se refere à competência de 2015, no segundo semestre. Entretanto o Estado depositou esse valor apenas nesse ano de 2016. Para que se possa regularizar o orçamento, é necessária a abertura de crédito especial.

Grande expediente:

Para o grande expediente desta segunda-feira aguardava-se o prefeito Renato Süss, convidado pela mesa diretora na última reunião ordinária para prestar esclarecimentos de algumas denúncias feitas ao seu governo. Porém, o mesmo enviou um ofício a casa informando ter outro compromisso.  Sendo assim, o presidente Anselmo Britzke destacou que o convite permanece, pois “se não tem nada de errado, não há o que temer”, disse. Além disso, relatou outra denúncia feita da atual administração, de que estaria cometendo calote com uma empresa que prestou um serviço a um condomínio, fato este que também deverá ser questionado se o prefeito se dirigir até a câmara para fazer os esclarecimentos.

Outro assunto abordado neste espaço foi sobre a venda das usinas da Eletrocar, onde um  parecer da DPM falava de obrigatoriedade de aprovação legislativa, o que até então vinha sendo desmentido aos vereadores. O fato, porém, causou nova desconfiança por parte dos vereadores que aguardam anulação do processo de venda das usinas, caso contrário, será feita uma denúncia ao MP.

Homenagens:

Outro fato que marcou a sessão foi a entrega de dois certificados durante a discussão dos requerimentos. Foi através de Anselmo Britzke que partiu a solicitação e os requerimentos de aplaudo a Gabriel da Silva Kempfer e Diovana Morates, que conquistaram o 2º lugar Piá Farroupilha no Entrevero Cultural de Peões da 7ª Região Tradicionalista e 1ª Prenda da 7ª Região, respectivamente.

Aproveitando a oportunidade, Estevão De Loreno solicitou ao plenário para que fosse entregue o requerimento de aplauso protocolado por ele ao professor Alexandre Cardoso da Rosa e ao aluno Douglas Pivatto Pires, ambos da Escola Santa Isabel, em reconhecimento a participação na Paraolimpíada de São Paulo, na modalidade tênis de mesa.

A sessão teve ainda a presença do suplente Wilson Moreira, uma vez que o titular Paulino de Moura está de atestado médico.