Vereador sugere a implantação da Casinha da Cultura em Carazinho

26/10/2016 16:30:00

Na tarde desta quarta-feira (26), o vereador Orion Albuquerque, entregou a secretária de educação Eloisa Dreyer um projeto que se iniciou neste ano na cidade de Chapecó-SC e que tem dado certo através da participação da comunidade e os setores público e privado.

A apresentação do projeto foi realizada pelo vereador à secretária que achou uma ideia ótima para se aplicar no município de Carazinho, inclusive dando sugestão de arrecadação de livros na comunidade e buscas por parcerias com empresas carazinhenses para a aquisição das casas que dão nome do projeto.

Trata-se da Casinha da Cultura, ideia esta, inspirada no Ninho do Livro da cidade do Rio de Janeiro, e reaplicada em Chapecó, pela Sra. Maria Cristina Breda Canal, moradora da cidade, onde seu marido fabrica as casinhas pelo preço de R$190,00. Para trazer de exemplo ao município, o vereador adquiriu uma e trouxe para doar à secretaria.

Com a aprovação da secretária, inicia-se agora as buscas por marceneiros que tenham interesse na fabricação destas casas para que apresentem um orçamento. A intenção da secretária e do vereador é deixar o projeto implantado ainda nesta administração e para isso, contará com a comunidade para que doe livros que serão colocados à disposição da comunidade.

Entre os locais citados que poderão receber as Casinhas da Cultura estão: Praça Albino Hillebrand (Centro Cultural), Escolas Municipais, Câmara de Vereadores, Terminal Iron Albuquerque – Gare, paradas de ônibus, Praças Soldado Adriano, Santo Muneroli e Alfredo D’Amore, entre outros.

Por ser a primeira casinha, Orion achou interessante que a primeira casinha, adquirida por ele, seja colocada na Praça Albino Hillebrant por ser no centro do município e que tem  maior circulação de pessoas.

Nos próximos dias serão procuradas empresas que podem entrar como apoiadoras do projeto na aquisição destas casinhas, já a comunidade que tiver interesse pode procurar a Câmara de Vereadores para doar seus livros para o projeto.

O projeto

A Casinha da Cultura é um espaço para as pessoas de qualquer idade e poder econômico possa ter um acesso maior ao livro e, consequentemente, a leitura. Qualquer pessoa pode pegar o livro, levar para casa, ler e devolver após alguns dias - e ainda contribuir, deixando outros na Casinha. Em Chapecó deu certo porque as pessoas, os comerciantes, tem o cuidado de devolver os livros e ainda, tem a responsabilidade de vigiarem para que não haja vandalismo.

O vereador Orion, citou também que conhece o projeto das “geladeiras literárias”, mas acha grande demais, precisando um espaço maior para alocá-las. Além disso, Orion é autor do projeto da Biblioteca Romeu Barleze na Câmara Cidade, destinada ao público interessado por livros da área política e explica por que do interesse em projetos envolvendo a leitura: “A leitura é importante em qualquer idade, pra estimular a mente, o senso critico, analítico, a criatividade, a gramática, além de ser um ótimo passa tempo. Não fui uma criança, um adolescente, que lia muito, não por falta de incentivo de meus pais ou de professores, mas porque tinha, e ainda tenho, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e concentrar-me na leitura era uma dificuldade tremenda. Hoje, convivo bem com isso e sei que, se precisar, vou ler e reler, até fixar. E quanto a Casinha da Cultura, meu filho Otávio apostou comigo que ela não vai durar uma noite - quero acreditar que não, e ganhar a aposta!”.