Alunos do Colégio Notre Dame conhecem mais sobre o trabalho do poder Legislativo

21/09/2016 15:54:00

A Câmara de Vereadores de Carazinho recebeu nesta quarta-feira (21) a visita das turmas do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida. A iniciativa, que partiu da escola, se deve ao que tem sido estudado pelas crianças como parte do currículo escolar de conhecer a história da cidade em que vivem.

Desta forma, foram mencionados em sala de aula e estudados os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário - e após conhecer cada um deles as professoras levaram os alunos para conhecer a parte física da Câmara de Vereadores além de proporcionar as crianças uma conversa com os vereadores e servidores.

Durante a visita, as crianças foram recepcionadas no plenário pelo diretor de expediente Jareston Cabral, o presidente da casa Anselmo Britkze e a contadora da câmara Luciana Lampert de Souza.  No primeiro momento foi explicado sobre o trâmite do poder Legislativo, onde em uma conversa com as crianças a contadora usou o exemplo da casa de cada um a se referir do município “Quem manda na casa de vocês, não é o pai e a mãe? Pois então, no município nós temos um prefeito que é responsável por ver onde gastar o dinheiro e investir nas prioridades da nossa cidade” e ainda complementou “todos nós aqui temos regras em casa, e no município não é diferente, o prefeito segue regras e estas regras são votadas e aprovadas aqui na Câmara de Vereadores como projetos de lei”.

Luciana ainda comentou sobre cidadania e democracia e orientou que as crianças cobrassem seus pais e familiares para que busquem saber mais sobre os vereadores e os projetos apresentados pela Câmara, “o que mais falta no povo brasileiro é acompanhar o trabalho, não adianta só criticar é preciso saber, não adianta somente votar nas eleições se não souber como estão trabalhando”.  Nesse mesmo sentido trouxe para a realidade da escola e mencionou o Grêmio estudantil, “não podemos só sair criticando os colegas, temos que apresentar sugestões, pois eles são seus representantes, assim como os vereadores representam a comunidade”.

Ao final da conversa os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais do prédio da Câmara de Vereadores e questionar sobre tudo que foi falado. Participaram ainda da visita os vereadores Alaor Tomaz e Erlei Vieira.