Lideranças do município buscam a manutenção do SEBRAE em Carazinho

16/06/2016 15:36:00

Uma reunião agendada pelos vereadores Estevão De Loreno, Daniel Weber e Fernando Sant’Anna para tratar do não fechamento do SEBRAE em Carazinho ocorreu na última (15). O encontro contou com a presença de lideranças do município que se reuniram com o secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi para definir o futuro do SEBRAE.

Biolchi destacou a posição estratégica de Carazinho, representando um corredor para outros municípios que se localizam especialmente ao norte e que precisam dos serviços do Sebrae.

Na reunião realizada em Porto Alegre, que contou com a presença do representante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Gilberto Machado de Pinto, o diretor-superintendente do Sebrae, Derly Fialho,  explicou que a entidade está revisando sua estratégia e que o objetivo é focar a atuação num modelo renovado e mais assertivo. “O modelo cumpriu um papel importante nos últimos anos, quando mais de 6 milhões de negócios foram formalizados. Mas precisa ser atualizado, valorizando outros canais de relacionamento e incentivando a parceria com os municípios”, disse Derly, citando a experiência da Sala do Empreendedor.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho, Jocélio Cunha, disse que as entidades compreendem a necessidade de reestruturação, mas também defendem a presença da unidade na cidade. “O Sebrae tem uma importância ímpar pela característica da nossa região. Nesse momento, estamos trabalhando para unir o interesse da entidade ao interesse do município porque precisamos desse serviço”, avaliou.

Para os vereadores o encerramento das atividades da entidade em Carazinho, o município só tinha a perder e, sabendo da importância do SEBRAE no desenvolvimento das micro e pequenas empresas estavam todos envolvidos nesta causa.

Aproveitaram a oportunidade e entregaram ao chefe  da casa civil um documento com uma proposta assinada por Prefeitura, Câmara de Vereadores, ACIC, CDL, Sindicato Rural e Sindilojas. O município propôs ao Sebrae que preserve o atendimento presencial e que amplie a atuação na região.

O grupo propôs a criação de uma nova regional que contemple melhor divisão geográfica e atenda as regiões do Médio Alto Uruguai, Várzea, Produção e Alto Jacui, abrangendo 29 municípios.

A proposta será avaliada pelo Sebrae.

Também acompanharam o encontro o vereador Gian Pedrosos, diretor técnico do Sebrae, Ayrton Ramos, Gerente de Operações Claiton dos Santos, além do empresário Milton Schmitz, e os assessores Valmir Mioso e Romero Guerra.