Museu Olívio Otto é referência na região

13/06/2016 14:23:00

Muitas pessoas visitam Carazinho em busca de conhecimento histórico e nenhum outro local em rico destas informações como o Museu Olívio Otto.  Ele serve de referência na região e faz parte do roteiro de estudantes que visitam as missões, sendo considerado um dos pontos principais pontos turísticos no município.

Como tudo começou:

De acordo com as informações no próprio site do museu, tudo começou em 1957, após o falecimento de Antonio Carlos Otto (Negrão), filho de Olívio Otto, em um acidente de avião. Restou da aeronave Paulistinha uma ponta de asa, recolhida pelos familiares e guardada pelo pai, que junto aos demais pertences do filho, deu início à coleção particular, composta por objetos representativos da história política, econômica e social e de ciências naturais, da localidade e da região. Em 1972, a coleção, já com cerca de 6 mil peças, passa à institucionalização, sob responsabilidade da prefeitura de Carazinho com a denominação de Museu Regional do Planalto.

Em 1978, teve a denominação alterada para Museu Municipal Pedro Vargas, numa homenagem ao fundador da cidade. Em 1991 Olívio Otto vem a falecer e teve seu trabalho ainda mais reconhecido quando, em 1995, através de um decreto municipal tem seu nome alterado para Museu Regional Olívio Otto.

Passados todos esses anos o museu só cresceu e hoje conta com cerca de 20 mil peças em seu acervo, rendo que passar por uma transferência de local, devido as novas diretrizes museólogicas e o Novo Estatuto dos Museus (Lei nº11.904/09). Então, em  julho de 2008, o museu foi reinaugurado em sua nova sede, e por ter sua definição temática centrada na história local passou a denominar-se MUSEU OLIVIO OTTO.

Ele está ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura através de seu Departamento de Cultura e estrutura-se, em virtude da diversidade e ecleticidade de acervo em dois núcleos: Núcleo de História e Cultura e Núcleo de Ciências Naturais, além do setor de Salvaguarda e Conservação do Acervo e Extensão e Ação Educativa.

Visitação

O museu funciona de segunda a sábado e recebe grupos de estudantes ou pessoas que tenham interesse de conhecer a história do município. A visita pode ser agendada através do site www.museuoliviotto.com.br ou pelo telefone 33312699, ramal 152.