Vereador propõe inclusão do "Março Laranja" no calendário oficial do município

10/06/2016 09:04:00

Tramita na câmara de vereadores, desde a última segunda-feira (06), um projeto de lei de autoria do vereador Gian Pedroso que institui no calendário oficial do município o "Mês de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar", a ser celebrado anualmente no mês de março, recebendo a denominação de "Março Laranja".

De acordo com o vereador, a data dedicada à prevenção e combate ao bullying escolar tem como referência alguns elementos exitosos em campanhas educativas e de sensibilização que já vem sendo desenvolvidas em Carazinho. A exemplo disso, cita em seu projeto o grande sucesso da campanha contra o câncer de mama, notoriamente conhecida como "Outubro Rosa" que serve para dar visibilidade e promover a conscientização das mulheres sobre a necessidade da prevenção dessa grave patologia. Sendo assim, Gian acredita que com ampla divulgação, adesão da sociedade e também dos órgãos públicos o Março Laranja também poderá  ser de grande valia para a sociedade.

A escolha da cor "laranja", segundo o vereador Gian, deve-se ao fato de ser uma cor que chama a atenção, e na simbologia das cores, representa tolerância, cordialidade, gentileza e afetividade. “Poderão ser realizadas anualmente campanhas e ações alusivas ao "Março Laranja", a exemplo de outras que tratam de temas sociais relevantes, como o emprego de iluminação especial na cor laranja em órgãos públicos e privados que quiserem adotá-la, especialmente aqueles vinculados à educação, podendo receber esse destaque outros locais públicos como as praças” ressaltou o vereador.

Com isso, acredita-se que a medida servirá para ampliar a visibilidade e colocar em destaque o tema do bullying que é de extrema relevância social, pois são notórias as repercussões para a vida da vítima, seja a criança ou o adulto que sofreu bullying na infância. “A prática é recorrente na escola, espaço de convivência onde as diferenças se tornam visíveis e onde o bullying ocorre com mais frequência vitimando muitas crianças desde os primeiros anos num espaço que deveria ser propício ao desenvolvimento equilibrado e favorável a sua auto-estima e crescimento psicológico tanto quanto físico”, declarou o vereador.

O projeto passa agora para as comissões e se receber parecer favorável vai à votação em sessão ordinária.

O bullying:

Entende-se como bullying escolar todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, com o intuito de intimidá-Ia, agredi-Ia ou discriminá-Ia, caracterizando um processo de vitimização em uma relação assimétrica de poder entre as partes.

O projeto:

Com a instituição do "Março Laranja" visa promover, no âmbito escolar e na sociedade em geral, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas, bem como a sensibilização, o diagnóstico e a prevenção desse tipo de violência, envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção á criança e ao adolescente.

São símbolos do "Mês de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar" a fita de cor laranja, bem como essa tonalidade, a qual deverá ser utilizada em recursos visuais de impacto, como a iluminação noturna especial em locais onde se possa dar visibilidade ao tema, dentre outros.