Carazinho terá coleta de sangue no sábado

01/06/2016 09:10:00

No próximo sábado (04) o ônibus do hemocentro estará em Carazinho para fazer uma nova coleta de sangue no município. No mês de abril um grande número de pessoas buscou o local para fazer a doação, porém, como há um limite de pouco mais de 120 bolsas no ônibus nem todos conseguiram efetivar a doação.

Neste mês de junho o ônibus retorna ao município sendo uma oportunidade para quem tem interesse e não conseguiu fazer a doação na última vez em que o ônibus esteve em Carazinho, ou que não consegue ir até o município de Passo Fundo para fazer a doação.

O ônibus estará em Carazinho a partir das 09 horas da manhã e ficará em frente ao Hospital de Caridade de Carazinho até às 17 horas. Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos de idade; peso igual ou superior a 50kg; Não estar em jejum; não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação; não ingerir alimentos gordurosos nas 04 horas que antecedem a doação; evitar fumar nas últimas 02 horas que antecedem a doação;. No dia é importante que o doador tenha consigo um documento de identificação com foto (RG e ou CNH). Homens podem doar até 04 vezes ao ano e mulheres até 03 vezes ao ano.

Já as pessoas que tiveram gripe ou febre nos últimos dias; recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses; gestantes ou mães que estejam amamentando; pessoas que passaram por cirurgia de grande porte a menos de 06 meses; ou teve hepatite após os 10 anos de idade ou contato a menos de 06 meses; fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses; tem comportamento de risco em relação à AIDS; que tenham realizado a vacina da Gripe 48 horas antes do dia da Doação de Sangue não podem fazer a doação.

Essa é uma realização do Hemocentro de Passo Fundo, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital de Caridade de Carazinho e conta com o apoio da Câmara de Vereadores e do Samu Carazinho.