Vereador propõe criação do programa

30/05/2016 16:11:00

O vereador Eduardo Assis apresentou à secretária municipal de saúde Fernanda da Cás um projeto de lei  que visa captar doações de medicamentos e promover sua distribuição junto à população carente. O projeto não poderia ser proposto através da câmara de vereadores, pois onera o executivo, desta forma, a saída encontrada pelo vereador foi de sugeri-lo a secretaria de saúde.

Durante a reunião realizada nesta segunda-feira (30) o vereador Eduardo Assis apresentou o projeto e citou a si próprio como exemplo de ter muitos medicamentos em casa sem utilidade e que poderiam ajudar muitas pessoas que não tem condições de comprá-los.

A secretária fez uma observação em relação a esta doação, onde as pessoas podem entregar os medicamentos nos próprios ESFS. Porém, ressaltou que será necessário se pensar em um controle, já que algumas pessoas podem querer entregar remédios vencidos o que causaria outro problema à secretaria de saúde.  De qualquer forma, não foi descartada a possibilidade desse projeto ser implantado no município.

O que diz o projeto

De acordo com a redação do projeto sugerido pelo vereador “serão aceitos na doação para arrecadação, os medicamentos que não estão sendo utilizados por pessoas, farmácias ou afins, que estejam dentro do prazo de validade e em boas condições de uso”, justamente para evitar que pessoas hajam de má fé.

O projeto prevê ainda que “os postos de arrecadação de medicamentos poderão ser instalados nos mais diversos tipos de estabelecimentos: médicos,   industriais, comerciais ou educacionais, tendo em vista que o princípio básico é a implantação em áreas de grande circulação de pessoas, e não apenas em locais que tenham qualquer tipo de envolvimento com a questão dos medicamentos”.