Direção da Somaic solicita aprovação do projeto de auxílio e subvenções

04/05/2016 15:54:00

Na manhã desta quarta-feira (04) o presidente da câmara de vereadores Anselmo Britzke recebeu em seu gabinete a direção do Centro de Educação Infantil Somaic, para tratar do projeto de lei que autoriza a concessão de auxílios financeiros, transferências e subvenções sociais no exercício de 2016, para entidades privadas sem fins lucrativos.

A Somaic, de acordo com o projeto, irá receber o valor de R$ 45 mil que resultará em bolsas de estudos para crianças do município. O valor é o mesmo do ano passado, onde 14 crianças serão beneficiadas, porém, a escola buscou a presidência para solicitar a aprovação do projeto uma vez que os pais não têm condições de bancar o ensino desses alunos.

O presidente esclareceu que o projeto está na casa, mas que não foi a votação até o presente momento em função de que algumas entidades que recebiam anualmente o recurso, neste ano não estão sendo contempladas. Citou que o objetivo dos vereadores é de não colocar o projeto em votação até que haja uma sensibilização do prefeito em relação a estas entidades. Disse que assim como a Somaic, o Pinheiro, Sercesa,Trianon, entre outras, também trabalham com a educação e que tiram as crianças das ruas, fazendo a parte social e que são importantes como qualquer outra que está no projeto e que por isso está sendo aguardada uma posição do executivo.

A diretora pro sua vez, não concordou com os argumentos do vereador e disse que a educação era o mais importante, inclusive afirmou que na opinião pessoal dela escolas de futebol/futsal deveriam se manter por conta própria e não com subsídios públicos.

Gauchinho tentou amenizar a situação e afirmou que esses clubes são essenciais na formação de pessoas de bem, além de trabalhar o espírito esportivo das crianças e de incentivar o trabalho em equipe. Disse que essa parte social, de tirar as crianças das ruas deveriam ser louvadas e respeitadas, principalmente pelo setor público. “ Eu entendo a posição de vocês, mas só porque não gosto de carnaval (por exemplo0 é que eu não vou me preocupar com àquela entidade, da mesma forma o esporte eu tenho que reconhecer o trabalho que eles desenvolvem o benefício que ela traz para a comunidade”, destacou o presidente.

Mesmo assim, a diretora saiu insatisfeita com a resposta, o que lamentou o presidente da câmara, por ser uma diretora de escola deveria saber valorizar os trabalhos sociais que são desenvolvimentos.  De qualquer forma irá reunir todos os vereadores no intervalo regimental da próxima sessão ordinária, que acontecerá na segunda-feira onde cobrará uma posição de todos os vereadores, dependendo do resultado desse encontro irá se definir se o projeto vai ou não a votação.