Vereador pede por campanha de conscientização às faixas de segurança

03/05/2016 08:55:00

Com o início do “Maio Amarelo” movimento que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o vereador Eduardo Assis entrou com um requerimento de pedido de providência na última sessão ordinária para que o departamento municipal de trânsito trabalhe com a conscientização da faixa de segurança.

O vereador sugere ao executivo a realização de uma campanha a fim de conscientizar os motoristas de todos os veículos automotores em relação às faixas de segurança para os pedestres. Isso porque, segundo Eduardo Assis, “temos visto que as faixas de segurança, na sua grande maioria, são meramente decorativas, pois os motoristas não dão atenção alguma para os pedestres”, lamentou.

O requerimento partiu após presenciar diversas situações em que motoristas não respeitavam a faixa e acabavam atropelando pessoas, na maioria das vezes idosos ou crianças que estão adentrando na escola. Por isso,  Eduardo Assis lembrou do objetivo do movimento deve ser uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

Neste ano já está sendo divulgada a programação do “Maio Amarelo” e com esse requerimento, o vereador espera que a conscientização das faixas seja inclusa nessa ação. “A intenção deste trabalho é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas” ressaltou Eduardo Assis.

No início desta semana, o diretor do departamento de trânsito Diogo Bottega divulgou que as ações do “Maio Amarelo” devem acontecer durante todo o mês e no dia 12 (se não chover), deverá ocorrer uma grande mobilização a praça Albino Hillebrand. Em caso de chuva na data prevista, o “Dia D” acontecerá no dia 19.