Câmara participa do 1º Encontro de Grêmios Estudantis de Carazinho

28/04/2016 10:42:00

O presidente da câmara de vereadores Anselmo Britkze participou na manhã desta quinta-feira (28) do 1º Encontro de Grêmios Estudantis de Carazinho, promovido pelo Colégio La Salle. O evento reuniu grande parte dos grêmios estudantis das escolas públicas e particulares do município que teve como tema “A liderança Começa na Escola”.

A intenção dos organizadores é formar novas lideranças jovens seja na área política, meio empresarial ou comércio. A diretora do colégio La Salle Francisca Doering destacou a satisfação de receber os alunos nesse evento e ressaltou a importância do protagonismo dos jovens para melhorar a situação do país. “Vocês alunos, estão se desafiando a crescer como pessoas nessa comunidade onde estão inseridas e por isso, incentivar a liderança nas escolas é fundamental”, disse a diretora. Ainda conforme Doering este é um primeiro encontro para os jovens, mas que novas ações como esta poderão ser realizadas para o segundo semestres.

Em seguida o presidente da Câmara, Anselmo Britzke foi convidado para falar aos alunos. Gauchinho, relatou da sua trajetória escolar, quando ele também era membro do grêmio estudantil (primeiro na Escola Paulo Frontim e após escola Sorg) e, segundo ele, foi o que contribuiu para a sua formação profissional. “Na minha época tínhamos a UCE (União dos Estudantes de Carazinho) que era muito forte, nós brigávamos junto com os professores para  que acabassem as greves que era corriqueiras na minha época” comentou o vereador. “hoje sou o presidente da câmara e fiz questão de vir neste evento que foi aonde comecei a minha vida e digo para vocês, nosso país passa por problemas muito sérios, mas o futuro está nas mãos de vocês, líderes de suas comunidades escolares”, reforçou Gauchinho.

Aproveitando o ano eleitoral, o presidente destacou a importância de os jovens participarem da política como eleitores, para eleger os seus representantes. Convidou todos que têm 16 anos ou mais para que fizessem o título de eleitor até o dia 04 de maio para participar da escolha dos novos representantes municipais.

Para dar continuidade neste encontro, Gauchinho sugeriu a diretora e aos demais professores que estavam acompanhando seus alunos no evento para que se realize uma sessão no mês de agosto para celebrar o dia do estudante. Sugeriu a eleição de um vereador mirim em cada escola para realizar uma sessão no mês de agosto.

Em seguida foi dada a continuidade do evento com duas palestras ministradas pela ex-diretora do La Salle Eloísa de Ávila e o coordenador do Curso de Direito da ULBRA Carazinho, Prof. Ronaldo Laux.