Três projetos são aprovados em sessão do Legislativo

19/04/2016 08:20:00

Dos quatro projetos colocados em apreciação durante sessão ordinária, os vereadores aprovaram somente três, e o outro teve pedido de vistas do vereador Paulino de Moura por entender que este projeto de lei complementar necessita de maior análise da casa.

Durante a sessão, somente o vereador Eduardo Assis não esteve presente e também não convocou nenhum suplente.

Já no grande expediente a grande discussão se voltou à votação do impeachment da presidente da república na câmara dos deputados no último domingo onde cada vereador teve a oportunidade de expor a sua opinião e comentar sobe a votação de seu partido.

Projetos aprovados:

Dos projetos aprovados pelos vereadores, todos são de autoria do executivo municipal, sendo que o primeiro deles é o PL 033/16, oriundo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana e Departamento de Meio Ambiente, a fim de unificar as quatro leis que tratam do mesmo tema, ou seja, as leis municipais nºs5.103/97, 5.753/02, 6.274/02 e 7.779/14, que hoje não estão sendo aplicadas, seja por dificuldades técnicas, burocráticas ou outras. Neste sentido, o presente projeto de lei visa unificar as informações constantes nas quatro leis, proporcionando a efetiva aplicação de seus conteúdos, haja vista, inclusive, o recorrente interesse demonstrado por munícipes em adotar canteiros e praças de forma simples, com pequenas ações, e que não encontram um rito procedimental bem definido.

Já o PL 034/15, visa atender a uma solicitação do Conselho Municipal de Trânsito, para a inclusão de dois novos representantes no conselho sendo estas pessoas do Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Superdotação, passando assim, a ter 15 integrantes o CMT.

O PLC 002/16, visa adequar o PREVI Carazinho, com a Medida Provisória n° 664, editada em 30/12/2014, que passou a valer a partir de 01/03/2015, convertida na Lei Federal 13.135/2015, alterando a pensão por morte do Regime Próprio dos Servidores Públicos federais (Ler nO8.112/90). Esta trouxe significativas mudanças nas regras de instituição da pensão por morte. A MP n° 664 não isenta os atuais servidores das mudanças na pensão por morte. Ela apenas não altera as regras das pensões daqueles que já as recebem e por isso, é necessário a aprovação plenária.

Vistas

Já o projeto de lei complementar 003/16 que revogar o artigo 86 da Lei Complementar º 195/15 - Código de Parcelamento do Solo do Município de Carazinho, atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, baseada em orientação exarada pela DPM teve pedido de vistas pelo vereador Paulino de Moura.