Vereadores conversam com direção da escola Eduardo Graeff

Após receber a informação de que a Secretaria Estadual de Educação teria determinado à escola estadual Eduardo Graeff a unificação das turmas do 1° e 2° ano na mesma sala de aula assim como o 3° e 4° ano, os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque estiveram visitando a escola para saber mais sobre a situação.

O vereador Eduardo Assis disse a diretora Vanisa dos Santos que se solidariza com a escola e que tanto ele quanto o vereador Orion estavam ali para buscar ajuda para escola no que fosse necessário.  Comentou que ambos estão indo a Porto Alegre nesta semana e estavam dispostos a ir até a secretaria estadual e pedir para que não haja a união de turmas, visto que o aprendizado seria prejudicado.

A diretora explicou que no início do ano ela esteve com o pessoal do Seduc de Porto Alegre onde foi feito um cronograma e o governo do estado teria passado um “pente fino nos professores” que estavam em funções diferentes das que haviam sido contratados.  “É uma ótima ideia sem dúvidas, mas na realidade é um pouco diferente” relatou.

O que aconteceu é que ao analisar a situação da escola a secretaria não concordou que o estado pagasse para uma professora atender somente quatro alunos, realidade que era vivida antes do ano letivo, o solicitou a escola a unificação das turmas. “Quando cheguei na escola  houve muita reclamação dos professores pois estávamos colocando em risco a qualidade do ensino” comentou. Ainda conforme o relato feito pela diretora, no primeiro ano havia nove alunos e no segundo quatro. Agora a realidade é outra, aumentou tendo 13 só no primeiro ano e mais outros no segundo. Então, a secretaria separou as turmas, visto que não havia como manter o número de alunos que estavam juntos.

Da mesma forma, houve o comprometimento de que se as turmas do terceiro ano e quarto tivessem o mínimo de 10 alunos não será feita a unificação. Por esse motivo, a escola começou a fazer o chamado pro alunos através das rádios, redes sociais e no próprio bairro, para que não haja alunos prejudicados. Também agradeceu aos vereadores pela preocupação e disse que o apoio da comunidade  tem sido fundamental nessa construção da escola.