Firmada parceria para viabilizar o parque Vali Albrecht

A reunião que estava marcada para quinta-feira (04) para tratar de um local para a realização de rodeios em Carazinho foi antecipada para esta quarta-feira, no gabinete do prefeito. Na oportunidade um grande número de representantes de CTGs, quadro de laçadores e piquetes se fizeram presentes, assim como os vereadores Anselmo Britzke, Estevão De Loreno,  Paulino de Moura, Orion Albuquerque e Otto Gerhardt, coordenadora da 7ª região tradicionalista Gilda Galeazzi e prefeito municipal.

A reunião foi motivada pelo vereador Estevão De Loreno a partir de reclamações levadas até a tribuna do Legislativo em relação a realização do rodeio do CTG Pedro Vargas no município de Sarandi. O fato causou polêmica nas redes sociais e também na comunidade por não haver uma área para a realização deste evento em Carazinho. Sendo assim, a Câmara juntamente com representantes de CTGs e piquetes se mobilizaram a fim de buscar uma forma para que a realização desse tipo de evento aconteça em Carazinho.

O assunto foi iniciado pela coordenadora da 7ª região tradicionalista Gilda Galeazzi que relatou alterações propostas pelo Ministério Público para a realização de rodeios.  Essas mudanças deveriam ter sido realizadas pelo Sindicato Rural no parque Vali Albrecht depois de realizada vistoria pelos responsáveis da 7ª Região. Contudo, como não houve adequações a 7ª região não liberou o parque para o evento e deu a opção de realizar o rodeio do CTG Pedro Vargas em algum município vizinho que estivesse adequado para este tipo de evento.

O Sindicato Rural justificou que recebeu a proposta para mudanças, mas que os membros do CTG não retornaram a procurar a entidade para tratar destas alterações ou até mesmo dizer se iria realizar o evento no parque Vali Albrecht. Atribuíram a situação como uma falta de diálogo, pois, como declarado pelo presidente do SR Leomar Tombini, “o sindicato não é contrário a realização de rodeios e outros eventos, muito pelo contrário, sempre foi parceiro e abriu o espaço para essas atividades”, comentou.

Sendo assim, foi proposto pelo vice-coordenador do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas – CMTG Paulo Barboza de que haja uma parceria entre Sindicato e entidades tradicionalistas. Inclusive se propôs, enquanto CMTG, de ajudar nas melhorias para que outros eventos não sejam transferidos para municípios da região. “Me prontifico em ajudar através de um mutirão e por etapas podemos fazer as melhorias todos juntos”, afirmou Barboza.

O Sindicato Rural se disse parceiro a essa ideia e também se pôs à disposição dos piquetes e CTG’s para que juntos possam construir e trabalhar em parceria. Na reunião foram questionados sobre a cobrança de aluguel, propondo a retirada desta ficando somente o pagamento de taxas de luz e água consumido durante os eventos. De pronto o SR abriu as portas do Parque para que possa ser realizada a revitalização e adequações necessárias para a liberação do parque dentro da proposta das entidades.

O presidente da Câmara de Vereadores Anselmo Britzke parabenizou a todos pela reunião, em especial ao SR por abrir as portas do parque para as entidades, disse que após o levantamento de custos a câmara poderá auxiliar com algum recurso. Também cobrou o comprometimento de todas as entidades tradicionalistas.

No final foi formada uma comissão que irá até o Parque no dia 11 de fevereiro fazer o levantamento de custos para iniciar as devidas melhorias para liberação do parque. A comissão é composta por membros do SR e entidades que tem agendado rodeio no primeiro semestre.