Gauchinho pede apoio do HCC na luta por uma UTI Neonatal

O vereador Anselmo  Britzke esteve reunido com a direção do Hospital de Caridade de Carazinho para saber do interesse da entidade na implantação de uma UTI neonatal para o município. O encontro ocorreu no próprio hospital, onde estiveram presentes o diretor geral Hélio Lütz, administrador Felipe Sohne, vice-presidente Jocélio Cunha e diretor técnico Darlan Lara.

A implantação da UTI é um desejo antigo do vereador, após ele  ver uma família perder um casal de gêmeos por não haver a unidade disponível para atender as crianças. Dessa forma, o Gauchinho começou a buscar formas para a instalação da UTI neonatal em Carazinho e o caminho encontrado foi através da ASCAMAJA que abraçou a causa e se colocou a frente desta reivindicação, sendo uma necessidade também da região. Para Gauchinho a implantação desse serviço no município desafogaria o hospital são Vicente e tornaria a cidade como referência para município como Ibirubá, Não-Me-Toque, Victor Graeff, Santa Bárbara, Almirante Tamandaré do Sul, entre outros. Para tanto, para que inicie a captação de recursos, era necessário saber se o HCC tinha o interesse de ofertar o serviço. Por esse motivo foi marcada a reunião com os responsáveis pelo hospital e pudesse ser esclarecido junto a direção o que é possível ser feito em relação a esta necessidade da região.

Durante a conversa a direção do hospital se disse interessada na implantação da UTI no município, porém, expôs a preocupação no alto custo de manutenção deste tipo de serviço. Explicaram ao  presidente da câmara que é uma unidade que requer muitos cuidados e altos custos  e de falta de profissional na área na região dispostos a trabalhar em Carazinho. Contudo,  se colocou em inteira disposição na captação de recursos, por acreditar que é um a necessidade que atenderá não somente Carazinho e sim toda a região.

O presidente da câmara Anselmo Britzke disse contar com o hospital nessa reivindicação e também se comprometeu em buscar recursos para que a UTI neonatal seja uma realidade no município. Mencionou ainda que estará fazendo uma moção à ASCAMAJA para que seja uma demanda dos município do Alto Jacuí, para que o pedido tome força no Estado e no Governo Federal.